Homem branco, casado, com idade entre 40 e 49 anos, com ensino médio completo, agricultor e estreante nas urnas. Este é o perfil do candidato a vereador no Vale do Taquari nas eleições municipais de 2020, conforme levantamento realizado junto aos dados do DivulgaCand, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, a região contará com 1.697 candidatos a vereador. A maior parte é formada por homens. São 1.061 postulantes do sexo masculino (62,52%), enquanto há 636 candidatas mulheres (37,47%). Ainda que haja uma diferença grande entre os dois sexos, ela é bem menor do que a registrada nas chapas majoritárias, quando o percentual de homens concorrendo era superior a 90%.
A representatividade de negros e pardos, porém, segue pequena. O percentual de candidatos brancos, tanto entre os homens quanto entre as mulheres, é superior a 90%. Há apenas 60 candidatos autodeclarados negros e 42 pardos, segundo o levantamento.
Mais novo, menor escolaridade
Também chama atenção que a idade média do candidato a vereador é menor que a do postulante ao executivo. São 483 que declararam ter entre 40 e 49 anos (28,46%). Já os tem entre 50 e 59 anos representam 25,33% dos candidatos. A faixa etária com o menor número de postulantes é a de 18 a 20 anos: 1,41% (apenas 24 candidatos).
A média de idade do candidato a vereador fica em 45,63 anos. Ela cresceu timidamente em relação a 2016, quando era de 45,16 anos.
Já a escolaridade predominante entre os candidatos a vereador também é inferior à dos prefeitos. Ao todo, 33,7% (572 candidatos) afirmam ter ensino médio completo, seguido por aqueles que não concluíram o ensino fundamental: 22,56%. O menor grau (lê e escreve) foi declarado por 39 candidatos, ou 2,29% do total.
Curiosidades
A profissão mais citada pelos candidatos a vereador é a de agricultor: 226. O número não surpreende, já que em boa parte dos municípios da região há predomínio da agricultura na economia. Depois, as mais recorrentes são servidores públicos municipais, aposentados, empresários e donas de casa.
Já o município de origem com mais candidatos é Estrela: 170. Lajado, Taquari, Bom Retiro do Sul e Arroio do Meio aparecem na sequência. De fora do Vale, se destaca Venâncio Aires, que é a terra natal de 35 postulantes, e Porto Alegre, com 26. Há, ainda, 42 candidatos nascidos em outros estados, que vão desde Santa Catarina até o Maranhão.
Chama atenção, ainda, que mais da metade dos candidatos a vereador (984) estão concorrendo pela primeira vez ao legislativo municipal. Destes, quatro disputaram pleitos anteriores, mas a outros cargos. Ainda, nove concorrerão a vereador por um município diferente da vez anterior. Por fim, 262 candidatos não declararam bens.