Enquanto o Trem dos Vales não chega até Estrela, o município lança uma opção de rota turística de caminhada pela ferrovia. O trajeto Entretrilhas parte do bairro Boa União e segue até Linha São José. O passeio é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), com apoio da Off Aventura e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e ocorre nos dias 7 e 8 de novembro.
Com 3,5 quilômetros de extensão e cerca de 5 horas de duração, o caminho conta com duas paradas: a primeira no Alambique Berwanger, com visita à casa centenária em estilo enxaimel, degustação de licores e demonstração de destilação da cachaça. E, a segunda, ocorre no Pátios Garden, em Linha São José, com direito a piquenique e pôr do sol.
Conforme a secretária de Cultura e Turismo de Estrela, Carine Schwingel, este roteiro busca incentivar e valorizar o contato com a natureza. O cenário do turismo local ganha força no período de pandemia. “Temos muitos espaços ao ar livre, que são mais seguros. Queremos aproveitar o momento para que as pessoas conheçam roteiros que estão muito próximos, mas que são desconhecidos”, explica.
O organizador do Entretrilhas e proprietário da Off Aventura, Brian Dias, reforça que o roteiro foi planejado para promover vivências com a natureza. “Esse primeiro passeio une atividade física leve, degustações, história e possibilita ainda a apreciação de um pôr do sol”, afirma.
Como participar?
Para participar da caminhada nos trilhos, os interessados devem se inscrever pelos telefones (51) 3981-1122, na Secultur, e pelo (51) 9 9286-3386, com a equipe do Off Aventura. O valor é de R$ 75 e inclui kits de higiene com álcool gel, transporte para retorno, ingresso no alambique, guia para o passeio, carro de apoio e o kit de alimentação para o piquenique.
A disponibilidade de transporte, conforme Carine, é para buscar os visitantes do Trem dos Vales, em Colinas, para que continuem o passeio pela ferrovia de um modo diferente. “É uma caminhada considerada leve para oferecer aos turistas mais uma opção de rota turística”, argumenta.
Novos caminhos
Os primeiros roteiros serão entre o bairro Boa União até Linha São José. A secretária da Secultur antecipa que a marca Entretrilhas será consolidada com mais passeios pelo interior do município. “Já temos planejadas mais trilhas, todas focadas no contato com a natureza valorizando pontos turísticos e empreendimentos locais”, ressalta.