“Não tem essa de ficar em casa”

Abre aspas

“Não tem essa de ficar em casa”

A Síndrome de Down nunca impediu Leonardo José Santos da Costa, 34, de ter uma vida normal. No último dia 18, o morador de Estrela completou dez anos de emprego na Rota Indústria Gráfica. Além da empresa, ele ainda ajuda a APAE da cidade com a venda de bolachas. Para ele, trabalhar é fundamental

“Não tem essa de ficar em casa”
Vale do Taquari

• Quando iniciou no seu trabalho?

Comecei na Rota Indústria Gráfica em 2010. Esta semana, no dia 18, fechei dez anos de trabalho na mesma empresa. Faço o acabamento de alguns produtos.

• Ao longo destes 10 anos, como tem sido trabalhar na empresa?

Trabalho bastante. O mais importante é fazer o certo, para então o trabalho ficar fácil. Eu gosto muito de trabalhar, não pretendo sair de lá nenhum dia. Não iria para outra empresa, pois sempre me trataram bem ali. Acho que sou bom no que faço. Ajudo bastante os meus colegas e a empresa.

• Se te oferecessem outro emprego, você sairia?

Iria continuar na Rota. Foi a empresa que me deu a oportunidade de trabalho. Além de tudo, a empresa é perto da minha casa, e eu não gostaria de trabalhar longe de casa.

• Como você cuida do seu dinheiro?

Faço algumas compras, recentemente comprei um tênis novo. Compro bastante comida para mim também. Mas nunca deixo de ajudar em casa, contribuo sempre com a minha família.

• Como é a relação de trabalho com os colegas?

Gosto muito dos meus colegas, e acho que eles também gostam muito de mim. Eles me ajudam, já fizeram uma vaquinha e me deram presentes. Ganhei uma camiseta do Grêmio e uma caixa de bombom. Foi um momento muito especial.

• Já sofreu algum preconceito?

Nunca senti nenhum preconceito. Desde que cheguei, todos me trataram muito bem, mesmo eu sendo especial. Acho que todo mundo tem que trabalhar para conseguir o seu dinheiro. Não tem essa de ficar em casa.

• Como é a sua relação na APAE de Estrela?

Além do meu emprego, eu ajudo a APAE. Faço bolachinhas para vender e contribuir com a Associação.

• E quais são seu hobbies?

Sou gremista, então gosto muito de ver o Grêmio. Também gosto de assistir televisão, principalmente novelas, e de assistir vídeos no Youtube.

Acompanhe
nossas
redes sociais