O município lança, nesta sexta-feira, 23, mais um roteiro turístico. O “Entretrilhas” é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), com apoio da Off Aventura e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). O lançamento será na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), às 8h30min, com um café da manhã para a imprensa e convidados.
Conforme a secretária de Cultura e Turismo de Estrela, Carine Schwingel, este roteiro busca incentivar o turismo local por meio do contato com a natureza e da valorização dos pontos locais, muitas vezes desconhecidos.“O turismo local deve ganhar muita força pós-pandemia, principalmente as atividades ao ar livre, que são mais seguras. Na Secultur estamos trabalhando para criar oportunidades condizentes com esta nova realidade”, explica.
O “Entretrilhas’ vai oferecer várias trajetos pelo interior do município. Os primeiros, agendados para os dias 7 e 8 de novembro – pela manhã e à tarde – terão saída no Bairro Boa União, margeando a antiga ferrovia. Serão 3,5 quilômetros de caminhada leve, com parada no Alambique Berwanger para degustação e visita à casa centenária em estilo enxaimel e seus jardins, propiciando um contato direto com a cultura alemã. A previsão é de que o roteiro, que inclui um piqueninque no final, tendo por local o Pátios Garden, em Linha São José, seja feito em até 5 horas.
As pessoas interessadas em participar da primeira caminhada já podem se inscrever. O valor é de R$ 75,00, incluindo álcool gel, transporte para retorno, ingresso no alambique, condutor, carro de apoio e o kit do piquenique, com doces, salgados e sucos. Os telefones para contato são (51) 3981-1122, na Secultur, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h (de segunda a sexta-feira), e (51) 9 9286-3386 (Off Aventura).
A secretária de Cultura salienta que este é um segmento que vem crescendo no Vale do Taquari, inclusive em Estrela, que realiza as “Caminhadas Ecológicas” promovidas pela prefeitura. As trilhas, segundo ela, propiciam o contato com a natureza e são também uma atividade física. No caso do projeto que está sendo implantado, a proposta é apresentar aos participantes pontos turísticos e outros atrativos da cidade.