Adroaldo Conzatti (PSDB) e Enoir Cardoso (PP) conheceram as demandas da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) para garantir o pleno emprego e a qualidade de vida no município.
Reunião ocorreu na terça-feira e teve como ponto alto a assinatura de um termo de compromisso. O documento foi elaborado por um grupo formado na ACI-E e chamado de “Comitê do Futuro”. Nesse termo, o comitê pede que os candidatos incluam no plano de governo a elaboração de um programa de desenvolvimento econômico e social.
Presidente em exercício da ACI-E, Maria Cristina Castoldi, ressalta que a iniciativa foi “bem aceita” pelos candidatos e ambos se comprometeram a concretizá-la. Para ela, esse compromisso se torna o elo que faltava para o município “realizar um trabalho diferenciado no desenvolvimento de empresas e qualificação dos profissionais para as vagas de trabalho do futuro”.
Maria percebe que as administrações públicas tendem a ter planos de curto e médio prazo à cidade. Objetivo do planejamento de longo prazo será preparar a população aos desafios impostos pela inovação.
Termo de compromisso
A pandemia fez a ACI-E criar o Comitê do Futuro com o objetivo de auxiliar os empreendedores, as empresas e os empresários a se reinventarem e a superarem as dificuldades enfrentadas em decorrência da crise econômica forçada pelas restrições da covid-19. O grupo é formado por voluntários.
Nos últimos quatro meses, o comitê realizou estudos de casos de municípios referência em desenvolvimento econômico e social. Entre os projetos estudados estava o Promove de Lajeado e cases de Rolante e Nova Petrópolis.
No termo de compromisso, o Comitê do Futuro reforça que, analisando municípios que cresceram mesmo em meio à recessão econômica, foi percebido que todos possuíam um plano de desenvolvimento alicerçado pela “quádrupla hélice”.
Para a ACI-E, o mesmo sistema precisa ser implantado em Encantado, unindo esforços do governo, universidade, empresas e sociedade civil.