Não foi como o torcedor queria. Mesmo classificado, se esperava um time apresentando bom futebol e vencendo no último jogo da fase de grupos da Libertadores. Mesmo com o empate em 1 x 1 com América de Cali, o tricolor terminou na liderança do grupo.
Os primeiros 45 minutos foram arrastados. O Grêmio, já classificado, não jogou bem e teve dificuldades para manter a bola e atuar no campo ofensivo.
O América apostou em saídas em velocidade após roubar a bola. Vergara foi o responsável por comandar estas ações, mas também sem levar muito perigo ao gol de Vanderlei. A jogada mais perigosa foi uma cobrança de falta de Lucas Silva, próxima da trave.
Na segunda etapa, o tricolor voltou diferente e sofreu um pênalti. Robinho bateu e errou. No mesmo lance, o América disparou em contra ataque e abriu o placar em um gol contra do zagueiro do Kannemann.
O zagueiro ainda foi expulso nos instantes finais do jogo, desfalcando o Grêmio no primeiro jogo das oitavas de final.
Aos 53min, o Grêmio teve mais um pênalti assinalado ao seu favor. Diego Souza bateu e garantiu o empate para o tricolor.
Apesar do empate, o Grêmio terminou na liderança do grupo. Agora o time aguarda o adversário da próxima fase. O sorteio das oitavas de final está agendado para às 12h desta sexta-feira.