“Precisamos modernizar o que não andou”

Sabatina

“Precisamos modernizar o que não andou”

Valmor Griebeler (PL) participou de sabatina terça-feira, 20, na Rádio A Hora 102.9. Candidato defendeu maior orçamento para a agricultura

“Precisamos modernizar o que não andou”
Atual vice-prefeito, Valmor Griebeler foi entrevistado na terça-feira na Rádio A Hora (Foto: Ana Carolina Becker)
Estrela

O candidato Valmor Griebeler (PL) concedeu terça-feira, 20, entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9. Ele apresentou seus principais projetos para a cidade nos próximos quatro anos e prometeu um governo enxuto que valoriza o servidor de carreira.

Os sete candidatos à prefeitura de Estrela passarão por sabatinas. Nesta quarta-feira, 21, é a vez de Comandante César. A entrevista vai ao ar no programa Frente e Verso, das 8h10 às 10h.

A Hora – Quais suas principais características?
Sempre tive vocação para a política. Quando morava em São Leopoldo, tinha um comitê do Jair Soares na frente de casa, em 82. Me deram uma camiseta e uma bandeira e eu saí na rua. Nem sabia por que, mas estava em cima do caminhão. Passou muitos anos, fui eleito vereador de Estrela. Fui na Assembleia Legislativa, sentei do lado do Jair Soares e contei isso para ele. Ganhei um amigo.

Como o senhor pretende encaminhar o assunto do Porto de Estrela?
Há 20 anos ouço falar do porto. É uma discussão que ultrapassa o limite do município. É um política regional, até estadual e, quem sabe, nacional. Temos que discutir isso com o governo do estado, para termos investimento de maior monta e alavancar o município.

Qual sua proposta para o setor primário?
Temos uma economia diversificada que nos dá possibilidade de seguir avançando. Participei de um governo por oito anos, com muito mais acertos que erros, mas precisamos modernizar coisas que não andaram como a gente gostaria. Eu sou vice-prefeito, não tenho a caneta na mão para decidir o que acontece na gestão. Quando se retirou grande parte do valor orçado para agricultura foi um erro. Começamos o governo com R$ 4 milhões e terminamos com R$ 2 milhões. Se não tiver recurso para implementar as políticas necessárias, acaba não tendo efetividade.

Qual sua proposta para a máquina pública?
A gente tem por definição começar com um governo bem enxuto. Vamos otimizar os espaços. Não falo em redução de secretarias, mas de espaço político. Talvez a gente trabalhe com 7 ou 8 secretários no primeiro ano, hoje são 11. Tem pessoas do quadro que podem desenvolver esse trabalho.

Qual sua proposta para ampliar vagas em creches?
Quando a gente vencer essa eleição, e espero que sim, vamos sentar e discutir onde, porque tem lista de espera e tem a questão da locomoção. Temos projeto aprovado em Brasília para construção de nova EMEI para 240 crianças, no Boa União.

A Corsan não atende nossa demanda. Não só não tem aumento de rede, como falta água. Se depender de uma posição minha, lá atrás foi de manter, hoje é de romper.

Qual sua proposta para o saneamento básico?
A renovação com a Corsan foi um projeto que foi discutido pela comunidade e aprovado pelos vereadores. Renovamos por 25 anos, mas com possibilidade de revisão a cada cinco anos. Hoje, se o prefeito quiser revogar, é possível. A Corsan não atende nossa demanda. Não só não tem aumento de rede, como falta água. Se depender de uma posição minha, lá atrás foi de manter, hoje é de romper.

Em relação às enchentes. Qual sua proposta para deixar cidadão mais seguro?
Defesa Civil é uma política que o Estado fez um convênio com governo federal, lá no governo Tarso. Existe um programa muito interessante. Estrela tinha seis pontos de monitoramento. Não é uma crítica partidária, os governos têm prioridades, isso deixou de ser prioridade do governo. Estrela vai fazer seu dever de casa, nem que seja por conta própria.

Por que o eleitor estrelense deve votar em você?
A gente tem toda essa experiência administrativa e legislativa de conhecer o Estado, o município e Brasília. Cuidar dos projetos, ter uma equipe qualificada e comprometida. O voto no Valmor e José Alves é uma certeza do compromisso e do bom trabalho.

Acompanhe
nossas
redes sociais