Mais de 2,7 mil aguardam exames para obter CNH no Vale

Carteira de Motorista

Mais de 2,7 mil aguardam exames para obter CNH no Vale

Lajeado concentra maior parte da demanda represada, seguido por Teutônia e Encantado

Mais de 2,7 mil aguardam exames para obter CNH no Vale
Foto: Arquivo A Hora
Vale do Taquari

Interrompido por cerca de dois meses devido à pandemia, o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui uma grande demanda represada no estado. São 74,6 mil candidatos que aguardam a realização dos exames teórico e prático nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

No Vale do Taquari, conforme dados obtidos junto ao Detran-RS, são 2,7 mil candidatos esperando a realização das provas. Destes, 1,4 mil aguardam por exames práticos, enquanto o restante está na fila para prestar a prova teórica.

Lajeado, que conta com três CFCs e recebe candidatos de diversos municípios da região, é o que tem a maior demanda represada. São 1.041 pessoas esperando o agendamento do exame. Em dois municípios – Arvorezinha e Arroio do Meio – a situação é inversa à estadual e da região, com mais provas teóricas do que práticas a serem realizadas.

Uma das medidas para reduzir a demanda represada no estado é a realização dos exames teóricos de maneira online, sem a necessidade de deslocamento de fiscais. Porém, na região, apenas Lajeado conta com um CFC habilitado para a aplicação das provas de maneira virtual.

Zerar a demanda

Diretor do CFC Norma, de Lajeado, César Schardong acredita que a implantação do sistema online para realização do exame teórico ajudará a reduzir drasticamente a demanda no local. São cerca de 140 pessoas aguardando a realização das provas, a maior parte justamente do teste teórico.

“Temos um represamento bem grande. Mas a partir da próxima semana teremos provas online o dia todo e conseguiremos dar vazão a isso. Realizando os exames teóricos, vamos conseguir desafogar as provas práticas”, salienta, estimando que a demanda será zerada em “duas ou três semanas”.

Schardong ressalta que, aos poucos, a rotina volta ao normal no CFC, que ficou dois meses fechado. “Cada um encontra uma alternativa. Mas apesar de Lajeado ter três CFCs, há muita prova a ser feita”.

Força-tarefa

Outra forma encontrada pelo Detran para diminuir a demanda represada foi a realização de uma força-tarefa, que percorreu diferentes municípios gaúchos. Desde o dia 31 de agosto, já foram 29 cidades atendidas. O Vale dos Sinos e a Serra Gaúcha devem ser as próximas regiões visitadas.

Em Porto Alegre, na última terça-feira, o Detran abriu uma sala temporária, disponibilizando 150 vagas para realização de provas teóricas. Ao todo, 119 candidatos a primeira habilitação e reciclagem da CNH compareceram. Inicialmente, a medida valeu apenas para quem reside na capital e região metropolitana.

Acompanhe
nossas
redes sociais