Aulas presenciais na rede municipal são retomadas em Estrela

Educação

Aulas presenciais na rede municipal são retomadas em Estrela

Os pais que optaram por não enviar o(s) filho(s) de volta às aulas presenciais continuam a receber as atividades de forma física e/ou plataforma

Aulas presenciais na rede municipal são retomadas em Estrela
O retorno ocorreu de acordo com as restrições protocolares, determinados nos decretos estaduais que devem ser seguidos pelos municípios (Foto: Divulgação/Rodrigo Angeli)
Vale do Taquari

Foi dado início, nesta terça-feira, 20, ao retorno programado e gradual das aulas presenciais na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Estrela. Neste primeiro momento a volta ocorreu pelas turmas da pré-escola, que compreende as crianças entre 4 e 6 anos. A projeção da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Estrela é de que 60% das mais de 600 crianças matriculadas nesta área retornem às atividades nestes primeiros dias. O atendimento não presencial segue sendo realizado.

O retorno ocorreu de acordo com as restrições protocolares, determinados nos decretos estaduais que devem ser seguidos pelos municípios. Entre estes o atendimento de no máximo 50% da capacidade da turma, impedindo neste primeiro momento o atendimento integral. Com isso a família precisou optar pela parte da manhã, das 7h às 12h, ou à tarde, das 13h às 18h. Previamente, a Smed encaminhou pesquisa aos pais e a partir da posição dos mesmos definiu o cronograma de cada escola e turma. Os pais que optaram por não enviar o(s) filho(s) de volta às aulas presenciais continuam a receber as atividades de forma física e/ou plataforma.

A Smed atendeu a todos os processos para cumprir os protocolos sanitários de saúde, em razão da pandemia. Por enquanto não será servido almoço na escola, mas apenas lanches pela manhã e à tarde, somando três refeições em cada turno. Neste período de tempo, antes dedicado à principal refeição nas escolas, será feita a higienização dos espaços, brinquedos e materiais. Tapetes higienizadores estão à disposição e é realizada e aferição da temperatura das crianças, professores e funcionários. Uma série de medidas extras foram tomadas. A Smed também realizou testes prévios dos professores, sendo que aqueles que testaram positivo ou apresentaram sintomas foram afastados do atendimento nas escolas.

Para as crianças de 0 a 3 anos, a chamada “etapa creche”, o retorno segue indefinido devido os protocolos exigidos para esta faixa etária. Os professores, por exemplo, estão impedidos de pegarem no colo crianças que estiverem chorando, e as crianças devem manter distanciamento de dois metros entre elas. Também não podem trocar de brinquedos ou ocuparem o mesmo espaço antes de uma higienização do local. No Ensino Fundamental, o município também adotará o protocolo do Estado, com retorno dos Anos Finais previsto para o dia 28 de outubro e Anos Iniciais em 12 de novembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais