O que são as luzes desconhecidas no céu do Vale?

Pelo céu

O que são as luzes desconhecidas no céu do Vale?

O fenômeno também foi registrado em diversas cidades do estado, Santa Catarina e Paraná

O que são as luzes desconhecidas no céu do Vale?
Em Encantado, fenômeno foi registrado no domingo à noite, por volta das 19h10min (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Moradores de Encantado relataram ter visto pontos luminosos desconhecidos se deslocando em linha reta no céu da região, por volta das 19h10min, de domingo. O fenômeno também foi registrado diversas cidades do estado, Santa Catarina e Paraná.

O “trem luminoso” como foi relatado, pôde ser visto no sentido noroeste. Conforme a professora de Física da Univates, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, o episódio se trata de satélites artificiais Starlink, da empresa americana SpaceX. “Essa empresa pretende lançar ainda milhares de satélites nos próximos dias e o fenômeno ainda pode ser visto. Eles foram lançados no sábado nos Estados Unidos e ainda estão em órbita baixa”, explica.

A linha de luzes brilhantes se desloca para em direção à sua órbita de forma lenta. “O fato é que muitas pessoas já se questionam se era um cometa, uma estrela cadente ou OVNIs. Na verdade, os satélites artificiais não têm luz própria, somente refletem o sol, ficam brilhantes e chamam a atenção”, esclarece.

Sônia recomenda para os interessados em acompanhar a trajetória dos satélites da SpaceX a utilizar o aplicativo Find Starlink, que também possui uma versão web. “Já para outros fenômenos visíveis, as pessoas podem consultar o site Heavens-Above”, completa.

“Fiquei sem entender aquele brilho no céu”

Uma sequência de luzes brilhantes no céu chamou a atenção do morador de Encantado, Cristian Scatola. Ele estava em sua residência quando viu, por cerca de um minuto, um “trem luminoso”.

“Tentei entender do que se tratava aquele fenômeno. Percebi que não poderia ser cometa ou meteoro, pois se deslocava em uma velocidade baixa e não se dissipou. Fiquei curioso e não encontrei informações sobre o episódio na internet”, relata.

Fenômenos no céu do RS

A professora garante que, por se tratar de satélites artificiais, o fenômeno registrado na região não tem relação com o Halo Solar (circulo em volta do sol) registrado na semana passada. “O efeito é uma combinação de cristais de gelo que se formaram a cerca de 10 mil metros de altura, onde a atmosfera é mais fria. Os raios solares, em contato com o gelo, criam esse contorno ao redor do sol”, explica.

No início do mês, um meteoro de grande magnitude foi registrado na região de Caxias do Sul, pelo Observatório de Taquara. Sônia esclarece que este tipo de fenômeno ocorre quando resíduos de meteoritos ou asteróides são capturados pela gravidade da Terra e caem em direção à superfície. “Estes meteoros explodem ao entrar na atmosfera”, relata.

Acompanhe
nossas
redes sociais