A um mês das eleições, Teutônia aparece com um cenário de disputa acirrada na corrida à prefeitura. A primeira pesquisa de intenção de voto realizada no município revela um quadro indefinido, com dois candidatos despontando na frente e se alternando na liderança nas pesquisas estimulada e espontânea.
No cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, há um empate técnico na liderança, com uma pequena vantagem de Professor Celso Forneck (PDT) para Jonatan Brönstrup (PSDB). São 31,5% pontos para o oposicionista, contra 31,2% do atual prefeito. Ariberto Magedanz (PP) aparece mais atrás, com 14,5%.
Já na pesquisa espontânea, a situação se inverte na liderança. É Brönstrup que lidera a intenção de voto, com 27,8%, enquanto Forneck aparece com 23,8%. Novamente Magedanz fica na terceira posição, com 14,8%.
O levantamento, realizado pelo Instituto Methodus com exclusividade para o Grupo A Hora, ouviu 300 pessoas, de diversas classes sociais e níveis de escolaridade, nos dias 12 e 13 de outubro. A margem de erro é de 5,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
Menor percentual de indecisos
Entre as pesquisas realizadas até o momento, chama a atenção o fato de Teutônia ter o menor índice de indecisos. Na pesquisa estimulada, 15,7% dos eleitores consultados disseram não saber em quem votar. Já na espontânea, esse percentual é de 25,9%. Em Lajeado e Estrela, por exemplo, os indecisos representam mais da metade dos entrevistados neste cenário.
“Esta será uma eleição super disputada. A menção espontânea está muito próxima da estimulada e indica que há um nível de decisão alto por parte do eleitor”, ressalta o diretor do Instituto Methodus, José Sauer, destacando o alto índice de pessoas entrevistadas com mais de 45 anos. “É um eleitor mais maduro, mais crítico e atento ao processo eleitoral”.
Confira a pesquisa completa na edição impressa do jornal A Hora desta quinta-feira.