A corrida para a prefeitura de Teutônia está acirrada e indefinida. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, divulgada nessa quinta-feira, 15, pelo Grupo A Hora. O levantamento mostra um páreo duro entre Jonatan Brönstrup (PSDB) e Celso Forneck (PDT), com Ariberto Magedanz (PP) na terceira posição.
Na menção espontânea (em que os nomes dos candidatos não aparecem para os entrevistados), Brönstrup aparece a frente com 27,8%, enquanto Forneck em segundo com 23,8%. Em terceiro, Magedanz com 14,8%. A margem de erro é de 5,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, há um empate técnico na liderança, com uma pequena vantagem de Forneck em relação a Brönstrup. São 31,5% pontos para o oposicionista, contra 31,2% do atual prefeito. Ariberto Magedanz (PP) aparece mais atrás, com 14,5%.
Índices de rejeição
Apesar de liderar a pesquisa espontânea, Brönstrup é o mais rejeitado pelo eleitorado do município. 25,6% dos eleitores de Teutônia afirmam que não votariam de jeito nenhum no candidato à reeleição.
Magedanz vem logo na sequência, com 25%. A menor rejeição entre os três candidatos é de Forneck, com 17,6%. Quase 40% do eleitorado não rejeita nenhum dos postulantes ao Executivo.
O levantamento, realizado pelo Instituto Methodus com exclusividade para o Grupo A Hora, ouviu 300 pessoas, de diversas classes sociais e níveis de escolaridade, nos dias 12 e 13 de outubro.
Próximas pesquisas
Esta foi a terceira pesquisa de onze a serem divulgadas pelo Grupo A Hora. Além de Teutônia, Estrela, Arroio do Meio, Lajeado e Encantado terão pelo menos duas pesquisas. Um terceiro levantamento será feito na cidade com o cenário mais indefinido.