Fórum das Entidades prepara ações para qualificar eleições

EVENTO

Fórum das Entidades prepara ações para qualificar eleições

Sabatina entre candidatos a prefeito de Lajeado é uma das ações organizadas pelo grupo

Fórum das Entidades prepara ações para qualificar eleições
Fórum lançou uma enquete para compreender o grau de entendimento que a sociedade tem em relação à função do vereador (Foto: Laura Mallmann)
Lajeado

O Fórum das Entidades e o Observatório Social de Lajeado organizam ações para o período eleitoral, no sentido de qualificar e auxiliar o eleitor na definição do voto. Uma comissão foi criada com integrantes das 15 entidades que compõe o Fórum e estabeleceram a elaboração de termos de compromisso com os eleitos, uma enquete sobre a função dos vereadores e a realização de uma sabatina com os candidatos a prefeito de Lajeado.

O grupo prepara um termo de compromisso que será encaminhado para candidatos a prefeito e vereadores. O objetivo é que eles assinem o documento se comprometendo com demandas sobre Controle, Transparência, Gestão e Política Externa, caso sejam eleitos pelo voto popular.

A Comissão do Fórum das Entidades prepara uma avaliação anual sobre os trabalhos dos vereadores eleitos. Conforme o Secretário Executivo do Observatório Social e coordenador da comissão, Adriano Strassburger, a avaliação levará em conta critérios estabelecidos no termo de compromisso. “Os mais bem avaliados terão o reconhecimento público do Fórum”, revela.

O representante do Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos no RS (Sincodiv), Rogério Wink, destaca que a avaliação do trabalho dos vereadores qualifica e fiscaliza o trabalho de quem representa os cidadãos. “Esse projeto promove um olhar mais crítico sobre o papel do vereador”, ressalta.

A sabatina com os três candidatos a prefeito de Lajeado – Daniel Fontana (PSB), Marcelo Caumo (PP) e Márcia Scherer (MDB) –, será em 22 de outubro, às 19h, na Univates, com transmissão pela TV Univates e redes sociais da emissora.

Conforme o presidente Sindicato dos Lojistas do Comércio do Vale do Taquari (Sindilojas), Francisco Weimer, a opção por uma sabatina garante as mesmas perguntas e o mesmo tempo de resposta para os candidatos sobre nove temas elencados pelas entidades que compõem o Fórum. “No final, os candidatos terão tempo para falar sobre alguma proposta de campanha específica”, explica.

Enquete

Adriano Strassburger – Secretário Executivo do Observatório Social (Foto: Laura Mallmann)

Uma enquete com o questionamento “Qual o verdadeiro papel do Vereador?” foi lançada para os moradores de Lajeado, na quarta-feira, 14. O questionário pode ser acessado até o dia 20, neste link. A ideia, conforme Strassburger é tentar compreender qual o grau de entendimento que a sociedade tem em relação à função do vereador na Câmara.

“Queremos entender se a população sabe qual é a função do vereador. Eles estão lá não para conseguir vaga em creche ou para solicitar troca de lâmpadas. Muitas vezes os próprios candidatos não sabem a função que os vereadores têm. Com os resultados, pretendemos qualificar o voto dos eleitores”, ressalta o secretário executivo do Observatório.

Para o próximo ano, o Fórum pretende distribuir em escolas do município cartilhas com instruções sobre o Executivo e Legislativo. “Nossa ideia é formar cidadãos e eleitores conscientes desde a base”, reforça Weimer.

Enquete

A enquete questiona ao eleitor:

  • Você se lembra em quem votou na última eleição para Vereador?
  • Na questão seguinte, o eleitor deve listar entre as alternativas, quais ele acredita que são as principais funções de um vereador?

Onde acessar: http://b.link/papel_vereador

Disponível: até 20 de outubro.

 Sabatina entre candidatos a prefeito

Participantes: Daniel Fontana (PSB), Marcelo Caumo (PP) e Márcia Scherer (MDB) Quando: 22 de outubro, às 19h.

Onde: Univates

Transmissão: TV Univates e redes sociais

Avaliação do trabalho de Vereadores

Critérios: Vereadores eleitos que assinaram o termo de compromisso serão avaliados conforme os indicadores estabelecidos no documento.

Reconhecimento: Os vereadores mais bem avaliados recebem reconhecimento público do Fórum das Entidades.

Função: Qualificar e fiscalizar o trabalho dos representantes dos cidadãos.

Quando: A partir da próxima gestão

 

Acompanhe
nossas
redes sociais