Univates promove lives relacionadas à agroindústria e sustentabilidade

Conhecimento

Univates promove lives relacionadas à agroindústria e sustentabilidade

Promovidas pelo PPGSAS, lives ocorrem nos dias 14, 15 e 22 de outubro, com transmissão pelo Instagram.

Univates promove lives relacionadas à agroindústria e sustentabilidade
Lives ocorrem a partir da quarta-feira (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) está realizando desde o mês de setembro uma série de lives/palestras abordando diversos temas relevantes, como ensino, conscientização, sustentabilidade, entre outros, com o intuito de levar para outros espaços as discussões que ocorrem no âmbito do programa. Em outubro, três novas atividades já estão confirmadas, e serão transmitidas pelo perfil do Instagram.

Na quarta-feira, 14, a partir das 20h, será realizada a live Gestão e produção agroindustrial sustentável. O ministrante será o professor Alexandre Feil e terá a participação de Michel Flach, mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale e responsável técnico da Flach Alimentos. A atividade irá abordar a gestão e produção sustentável considerando o tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômica). O propósito da live é trazer experiências, práticas e ações (positivas e negativas) realizadas no âmbito da agroindústria da Flach Alimentos, considerando os cuidados e desafios em relação ao meio ambiente, à gestão da equipe em termos de sucessão familiar, solução de conflitos, e à gestão econômica. A gestão da produção terá como discussão a origem e desafios da produção de matérias-primas, o processo de industrialização, descarte de resíduos, comercialização, e a pós-comercialização em termos sustentáveis.

Já na quinta-feira, 15, a live A desinformação e as implicações para a deterioração do meio ambiente será transmitida a partir das 17h30min, e será ministrada pela professora Luciana Turatti, com a participação do professor da Universidade de Sevilha Alvaro Sanchez Bravo, doutor em Direito. A ideia da live é abordar e apresentar soluções para encarar as dificuldades no acesso de informações corretas sobre questões ambientais na atualidade. A palestra também objetiva falar dos deveres instituídos em acordos internacionais  que tratam justamente sobre as informações ambientais e a justiça ambiental, da importância dessas informações, e de como os órgãos públicos devem agir para que essas informações sejam entregues à população de maneira assertiva.

No dia 22 de outubro, a partir das 19h, será realizada a live Estratégias de manejo para o controle de pragas na cultura do morangueiro, ministrada pela professora Liana Johann, com a participação de Fernanda de Cássia Neves Esteca, Engenheira Agrônoma, Doutoranda em Entomologia e Acarologia na ESALQ/USP. Ela falará sobre ácaros predadores, fungos entomopatogênicos, e uma nova técnica que substitui a cobertura plástica do solo.

Acompanhe
nossas
redes sociais