Semana da Alimentação é destaque na Feira Agroecológica de Lajeado

Feira

Semana da Alimentação é destaque na Feira Agroecológica de Lajeado

Emater aproveita tradicional evento da Praça do Papai Noel para reforçar divulgação sobre a data e distribuir amostras de plantas aromáticas aos visitantes. Feirinha mantém bom movimento mesmo com pandemia.

Semana da Alimentação é destaque na Feira Agroecológica de Lajeado
Emater aproveita tradicional evento da Praça do Papai Noel para reforçar divulgação sobre a data e distribuir amostras de plantas aromáticas aos visitantes. Feirinha mantém bom movimento mesmo com pandemia (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Iniciou na segunda-feira, 12, a 18ª edição da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul/2020. Para não deixar passar batida a data, em meio à pandemia, o escritório regional da Emater/RS-Ascar uniu o útil ao agradável. Aproveitou a realização da Feira dos Agricultores Agroecologistas, em pleno feriado de 12 de outubro, para divulgar e conscientizar.

Enquanto faziam compras na feirinha localizada ao lado da Praça do Papai Noel, no bairro Americano, clientes recebiam um material informativo sobre plantas condimentares e aromáticas, bem como uma amostra de alecrim. O tema da Semana da Alimentação é “Segurança Alimentar e Nutricional: estratégias e ações em tempos de pandemia”.

Conforme a extensionista da Emater, Andreza Girelli, a iniciativa visa estimular o uso destes temperos nos alimentos. “Entendemos que esse tema dialoga com a feira, em função da qualidade dos produtos. Este ano não será possível realizar degustações pois envolveria aglomeração de pessoas. Então decidimos fazer esta ação para marcar a semana”, salienta.

Andreza lembra que as plantas aromáticas são utilizadas há milênios e, por muito tempo, foi substituída por substâncias sintéticas. “Mas hoje observamos o resgate e utilização destas. Muitos estudos se dedicam a identificar a presença dos princípios bioativos nelas, confirmando os benefícios a população”, ressalta.

Nesta terça-feira, 13, a Emater fará uma nova ação, desta vez na Feira do Produtor, que fica ao lado do Parque dos Dick, no Centro. “Além do material de divulgação, nós teremos algumas plantas aromáticas identificadas para que as pessoas conheçam”, salienta. A Semana da Alimentação se estende até o dia 18 de outubro.

Feira mantém bom movimento

Mesmo com a pandemia, a Feira Agroecológica seguiu sendo realizada na Praça do Papai Noel, todas as segundas-feiras à tarde. E o movimento é considerado satisfatório para os participantes. “Nunca deixamos de atender e sempre tomamos todos os cuidados. Felizmente as pessoas continuam vindo”, comenta Elson Allgayer, do Grupo Saúde com Orgânicos, de Santa Clara do Sul.

Opinião compartilhada por quem também participa desde o início da feira, há pouco mais de dois anos. “Continuamos vendendo bem. Muitas pessoas preferem comprar aqui, que é um lugar aberto, do que ir num local fechado”, salienta a agricultora Lucila Petry, dos Defensores da Natureza, de Arroio do Meio.

A professora aposentada Ana Luisa Weissheimer é cliente assídua da feira agroecológica, aproveitando a variedade de produtos. “É muito melhor comprar aqui do que num supermercado. São alimentos que dá para comer sem medo”, afirma ela, que gosta de adquirir desde alface e repolho até moranguinhos.

Feira Regional dos Agricultores Agroecologistas

Andreza levou material informativo e amostras de alecrim
para distribuir aos visitantes (Foto: Mateus Souza)

  • O evento é promovido pela Emater/RS–Ascar e a prefeitura de Lajeado. Cinco grupos de agricultores expões frutas e hortaliças que podem ser vendidas.
  • Os expositores são os Orgânicos do Vale de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, o Defensores da Natureza, de Arroio do Meio, o Nostro Lavoro de Dois Lajeados e, de Santa Clara do Sul, o Orgânicos de Alto Arroio Alegre e o Orgânicos com Saúde.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais