Lajeado publica hoje decreto para liberação de eventos

Retomada de eventos

Lajeado publica hoje decreto para liberação de eventos

Documento municipal deve confirmar regras do estado para atividades culturais. Casamentos e formaturas ainda não estão autorizados

Lajeado publica hoje decreto para liberação de eventos
(Foto: Divulgação/Tuane Eggers/AI Univates)
Lajeado

O governo municipal publica hoje decreto que regulamenta as atividades liberadas na última sexta-feira, 9, pelo Estado. O texto deve apenas acolher as flexibilizações definidas pelo Piratini.

O decreto estadual libera eventos culturais em teatros, cinemas, casas de shows, circo, auditórios e afins. As atividades só podem ser realizadas em cidades que estiverem há pelo menos 14 dias com classificação de bandeira laranja ou amarela. O município precisa também ter retomado as aulas presenciais nas escolas públicas infantis.

Mesmo antes do decreto de Lajeado, eventos culturais com até 300 pessoas já estão liberados. A regra estadual cria faixas de acordo com a quantidade de público. Eventos de médio porte, que envolvam entre 300 e 600 pessoas, precisam de autorização do município. Acima desse patamar, as atividades precisam de liberação regional.

O critério de público vale também para eventos comerciais e corporativos, como feiras, exposições e simpósios. Esta categoria de eventos, que já havia sido liberada em setembro, teve ampliação.

Teatros ainda sem programação

Fechados desde março, os teatros de Lajeado ainda não têm um plano definido para a retomada dos espetáculos.

No teatro do Sesc, além do decreto municipal, a unidade aguarda orientação do Departamento Regional, que deve chegar nos próximos dias, para se adequar e retomar a realização de algumas ações presenciais. O espaço tem capacidade para 150 pessoas e o Sesc Lajeado realiza também espetáculos em outros municípios, por meio de parcerias.

No Teatro Univates, também não há peças ou shows programados para o retorno. O tema será debatido ao longo desta semana. O espaço tem capacidade para 1,1 mil pessoas.

Formaturas represadas

Após as flexibilizações de alguns modelos de eventos, o setor aguarda pela volta das formaturas. O tema ainda está sob análise do estado.

“Temos várias formaturas atrasadas, inclusive de formandos de alguns cursos do ano passado. Estamos todos ansiosos”, afirma o reitor da Univates, Ney Lazzari.

Na universidade, foram onze formaturas canceladas desde o início das restrições. Três delas eram de turmas de formandos de 2019, e outras oito, de turmas que concluíram os cursos em agosto deste ano.

A universidade realizou formaturas presenciais em gabinete, sem solenidade, para os alunos que optaram ou que necessitavam do diploma para exercício profisisonal. Quando as solenidades forem retomadas, estes alunos poderão participar.

O que define o decreto estadual

Teatros, auditórios, casas de shows, circos, casas de espetáculos e similares (apenas público sentado) e cinemas

• Regiões em bandeira amarela ou laranja (mínimo de 14 dias)
• Estabelecimento que permite consumo de alimentos ou bebidas: 30% de lotação, com distanciamento de 1 metro.
• Estabelecimento que não permite: 40% de lotação, com distanciamento de 2 metros

Número total de pessoas (trabalhadores e público) – não aplicável a cinemas:

• Até 300 pessoas: regras estaduais (Portaria SES nº 617 – Eventos)
• 300 a 600 pessoas: regras estaduais + autorização ou decisão do município-sede
• 600 a 1.200 pessoas: regra estadual + autorização ou decisão regional (mínimo 2/3 dos municípios, via associação)
• 1.200 a 2.500 pessoas: regras estaduais + autorização ou decisão regional (mínimo 2/3 dos municípios, via associação) + decisão do Gabinete de Crise

Modo de operação:

•Circulação de ar cruzada ou sistema de renovação de ar.
• Início e término de programações não concomitantes, quando houver multissalas.
• Intervalo mínimo de uma hora entre as apresentações com troca de público, para permitir higienização
• Restaurantes e praças de alimentação, se houver: atender Portaria SES nº 319 com atendimento presencial restrito.

Modo de atendimento:

• Uso obrigatório de máscara.
• Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos de higiene
• Circulação em pé somente para uso dos sanitários, com uso de máscara e fila com distanciamento demarcado.
• Proibida interação física entre artistas e público.
• Se o estabelecimento permitir compra e venda de alimentação e bebidas, distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e/ou grupos de coabitantes ou ocupação intercalada de assentos e de fileiras.
• Se o estabelecimento não permitir compra e venda de alimentação e bebidas, distanciamento mínimo de 1 metro entre pessoas e/ou grupos de coabitantes ou ocupação intercalada de assentos (sim/não/não/sim), sem ocupação de assento imediatamente à frente e atrás.

Acompanhe
nossas
redes sociais