Com objetivo de promover boas práticas e cuidados sanitários durante o processo eleitoral, a Secretária Estadual da Saúde (SES) lançou, nesta segunda-feira, 12, uma cartilha com orientações para controle e prevenção da covid-19 durante a campanha eleitoral.
As atividades de carreatas, bandeiraços, caminhadas e visitas devem ser evitadas. Caso forem realizadas, devem ser observados os protocolos previstos nos decretos estaduais.
Os veículos, em carreatas, não devem circular com a lotação máxima, e a organização deve prever que os indivíduos não saiam dos automóveis no percurso, evitando circulação.
Já em relação a reuniões e comícios, a sugestão do Estado é seguir orientações para situações comparáveis, como lojas, restaurantes, instituições de ensino ou eventos corporativos e, portanto, acatar os protocolos do decreto que institui o Distanciamento Controlado.
O distanciamento mínimo é de um metro para pessoas de máscara e, dois metros para pessoas sem o equipamento de proteção individual, durante refeições ou situações que não permitem o uso do item.
No contato com outras pessoas, a orientação é que sejam evitados comportamentos como apertos de mão, abraços e beijos no rosto, assim como o compartilhamento de objetos pessoais (copos, chimarrão, caneta, telefone e fones de ouvido por exemplo).