Articular as forças sociais de duas regiões para criar metas e planos de desenvolvimento sustentável. Esse é o propósito do Inova-RS. Na próxima semana, a iniciativa terá a primeira reunião da Mesa do programa, com representantes dos governos, das universidades, empresas e da sociedade civil organizada.
A missão desse comitê será de multiplicar os olhares sobre potenciais e quais são os setores estratégicos para o futuro dos vales do Rio Pardo e Taquari. “A Mesa terá a responsabilidade de validar as propostas, votar os projetos prioritários e garantir a participação das diferentes organizações sociais”, conta a coordenadora do programa nos vales, Andreia Valim.
“Cada vez mais temos de aproximar as duas regiões. Temos de pensar soluções conjuntas”, realça. Na terça-feira que vem, dia 13, pelo menos 80 representantes dos quatro segmentos se reúnem para debater os planos de desenvolvimento. Conforme Andreia, a estimativa é sair do encontro com um documento oficial dos setores prioritários. “Teremos um ponto de partida dos segmentos que desejamos serem de excelência nas nossas regiões.”
A reunião será transmitida ao vivo pela página no Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia para que a comunidade possa acompanhar as discussões e tomadas de decisões da Mesa.
O Inova-RS tem como objetivo centra, diz Andreia, organizar as pessoas, a sociedade. “Por enquanto não temos capital, em termos de investir para projetos de aceleração. O mais importante agora é buscar a sociedade para colaborar, para trabalharmos juntos o desenvolvimento e no futuro executarmos esses projetos a partir de uma atuação colaborativa.”
O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, destaca que a formação desses grupos de debate é fundamental para alinhar as forças sociais em busca de planos voltados à nova economia.
O INOVA-RS é um programa criado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado e regulamentado pelo Decreto nº 54767 de 22 de agosto de 2019 que objetiva tornar o Rio Grande do Sul referência global em inovação como estratégia em desenvolvimento local.
Conheça o programa
O Inova RS é a primeira iniciativa da atual gestão em prol da inovação tecnológica e faz parte da agenda para o Estado voltar a crescer. Para isso, o Estado foi dividido em oito ecossistemas: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales.
Detalhes
- A primeira reunião da Mesa do Inova-RS (região dos Vales) será no dia 13;
- Participam representantes da quádrupla hélice (governo, academia, setor empresarial e sociedade civil);
- O objetivo é engajar os setores e líderes para debater e planejar o futuro das regiões.