O governo de Lajeado realizou a 2ª audiência pública para a criação do Plano de Mobilidade Urbana, uma exigência federal para municípios com mais de 20 mil habitantes. Este segundo evento ocorreu de forma virtual. Os engenheiros da ImTraff, a empresa mineira de consultoria contratada para elaborar o estudo, apresentaram a compilação de uma série de questões respondidas por mais de duas mil pessoas. Educação e humanização do trânsito são destaques.
Mobilidade urbana II
A empresa de consultoria sugere tornar constantes as campanhas e programas de mobilização e conscientização, e também orienta o governo a buscar, viabilizar e realizar parcerias público-privadas. E vai além. Para os especialistas, a municipalidade e a sociedade precisam estimular a implantação de calçadões com áreas compartilhadas para tráfego ordenado de veículos de carga e descarga, e de embarque e desembarque.
Mobilidade urbana III
O esboço do plano busca regrar a exposição de mercadorias, banners, mesas de bares e restaurantes, peças publicitárias e demais objetos que possam se tornar obstáculos nas calçadas. A empresa sugere maior rigor na fiscalização e aplicação de multa. Já em casos em que a calçada apresente largura superior a 2,50 metros, ou que a faixa de acessibilidade apresente largura livre de 1,20 metros, serão autorizadas as mesas e afins, desde que não comprometa a livre circulação.
Mobilidade urbana IV
A empresa reforça a necessidade de investir em campanhas educativas, com foco em normas de circulação. Também sustenta a ideia de melhorar o nosso “conforto térmico”, por meio de um Plano de Arborização Urbana. Da mesma forma, o plano de mobilidade deve tratar sobre o tema “tração animal”, uma polêmica que divide opiniões. Muitos defendem o fim do uso de cavalos para o transporte de cargas. Outros sustentam que o animal é importante, por exemplo, nas zonas rurais.
Mobilidade urbana V
Os ciclistas serão observados neste novo planejamento. O estudo sugere um amplo debate sobre os direitos e deveres dos ciclistas. E o plano orienta para a ampliação da rede cicloviária em três etapas. A primeira busca reestruturar a rede já consolidada. Posteriormente, a orientação é estabelecer a interligação entre as ciclovias. Por fim, interligar pelo modo cicloviário os parques municipais e os empreendimentos considerados como Polo Geradores de Tráfego, como o Shopping e a Univates.
Mobilidade urbana VI
O plano de mobilidade atenta para a necessidade de ampliar a infraestrutura de apoio ao modo cicloviário. Hoje, são pouquíssimos os espaços para estacionamento seguro das bicicletas. O governo estuda a integração com o sistema de transporte coletivo por ônibus, e também o uso de bicicletas compartilhadas por meio de Parcerias Público-Privadas. E mais. A ideia é planejar, juntamente com Estrela, Colinas e Imigrante, a implantação de uma ciclovia regional entre os municípios.
Mobilidade urbana VII
Sobre o transporte público coletivo, o plano sugere regulamentar os pontos de embarque e desembarque, com maior atenção para a sinalização, abrigos, acessibilidade do transporte coletivo intermunicipal originários e destinados aos municípios de Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Santa Clara do Sul e Marques de Souza. A ideia é facilitar o deslocamento urbano de quem visita Lajeado, ou mesmo de quem vem à cidade para trabalhar.
Mobilidade urbana VIII
Há também mudanças previstas no dimensionamento mínimo das vias. A ideia é implantar medida de 16 metros para as novas vias, sendo 10 metros para a pista de rolamento e os outros três metros para as calçadas. O plano ainda atenta para a necessidade de estudar a possibilidade de restringir estacionamentos em vias com largura máxima de 8 metros. E isso sempre é complexo. A retirada de estacionamento para veículos sempre gerou dor de cabeça aos gestores locais.
Mobilidade urbana IX
Em relação aos novos loteamentos, a sugestão do Plano de Mobilidade é garantir o prolongamento do sistema viário já consolidado. Além disso, a empresa de consultoria orienta para a ampliação de estacionamentos tipo “bolsão” próximas à Pontos de Geração de Tráfegos, com integração modal com ciclovias e outros meios. Há outras tantas ações previstas, e tudo deverá ser monitorado por um Núcleo Municipal de Mobilidade Urbana (NMMU). Enfim, é um debate necessário. E urgente!
De frente para o Rio Taquari
Em Encantado, a Secretaria de Obras Públicas finalizou, em parceria com o Grupo de Barranqueiros formado por cerca de 80 integrantes, uma nova rampa de Jet ski na Praia do Picão, no Porto Quinze. A rampa anterior foi destruída na última enchente de julho. A nova possui 1o metros de comprimento por seis de largura. No local, também foi instalada uma lixeira. Ainda é pouco, como a foto demonstra. Mas é um avanço!
Pesquisa em Estrela
Uma correção em relação ao meu espaço nessa quinta-feira. Citei, em um dos tópicos sobre a pesquisa realizada pelo Instituto Methodus em Estrela, que o candidato Eduardo Wagner (PSL) teve o menor índice de rejeição entre os sete candidatos a prefeito na cidade. A bem da verdade, Comandante César (MDB) também apresentou os mesmos 11,9% de rejeição, contra 22,2% de Elmar Schneider (PTB), 19,1% de Paulo Argeu Fernandes (PDT), 16,1% de Valmor Griebeler (PL), 14,6% de Denise Goulart (PT), e 12,2% do Policial Diego de Castro (DEM).