Sempre quando o Dia das Crianças se aproxima, a farmacêutica Fernanda Mallmann Grehs sai com o seu filho, Augusto César Grehs Riedler, 5, para escolher o presente. Os dois aproveitaram a ensolarada tarde de ontem, 8, para comprar brinquedos em uma loja do Centro de Lajeado.
“Viemos olhar principalmente estes personagens. Ele gosta muito dos Transformers”, comenta Fernanda, que prefere que o filho esteja junto para a compra do presente, deixando a surpresa para outras datas, como o Natal. “Aí eu compro sozinha”, relata.
Assim como Fernanda, muitos pais, avós e padrinhos estão na corrida por presentes referentes a uma das mais importantes datas para o comércio local. No Rio Grande do Sul, o Dia das Crianças deve movimentar R$ 454 milhões em vendas, segundo dados da Confederação Nacional de de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
As perspectivas em Lajeado são positivas, conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Aquiles José Mallmann. “A expectativa é de um movimento bom e um final de semana agitado de vendas. Já dá para sentir que, durante a semana, a procura de produtos vinculados às crianças está muito grande”, avalia.
Mallmann acredita também que, com a abertura do comércio no fim de semana, outros segmentos serão beneficiados, e não somente o de brinquedos. “Mesmo não sendo loja que vende produtos infantis, acaba vendendo outros produtos também”.
Melhor que 2019
Gerente de uma loja que trabalha com o segmento infantil, Janaine Bald considera que a abertura do estabelecimento no domingo possibilitará um aumento nas vendas, algo que já é verificado na comparação com o ano passado.
“A retomada na loja foi muito boa, com a reabertura do comércio. Estamos atingindo todas as metas e para este mês, as expectativas são excelentes. As vendas estão mais aceleradas do que 2019”, ressalta Janaine, destacando que boa parte dos clientes são pais que levam os filhos junto.
Entre os produtos que mais saem, são brinquedos divulgados em propagandas de televisão, de marcas como HotWheels, Barbie e super heróis.
Comércio de Lajeado abre na véspera do Feriado
O comércio lajeadense estará aberto no domingo, 11, véspera de feriado de Nossa Senhora Aparecida. O município é uma das sete cidades do Rio Grande do Sul que possui uma lei municipal que restringe a abertura do comércio ao domingo, no entanto, é permitido que o trabalho sejam realizados em seis domingos com o uso de mão de obra laboral.
Neste ano, como o Dia das Crianças é na segunda-feira, o comércio abrirá das 14h às 18h. No entanto, as empresas interessadas devem entregar um termo de adesão junto aos sindicatos até esta sexta-feira, 9. “Essa abertura vai ser interessante, principalmente, para os estabelecimentos que vendem artigos infantis”, observa o presidente do Sindilojas, Francisco Weimer.
Na segunda-feira os estabelecimentos estarão fechados, inclusive, o Shopping de Lajeado.