Garantir o pleno emprego, proporcionar a vinda de novas empresas e aumentar a qualidade de vida da população. Esses são objetivos do “Comitê do Futuro”, grupo de voluntários criado pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) para pensar um planejamento estratégico para a cidade.
No dia 20 de outubro, o Comitê do Futuro terá reunião com os dois candidatos a prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti (PSDB) e Enoir Cardoso (PP). Ideia é ouvir os candidatos e apresentar uma série de propostas estruturadas pelo grupo.
O teor das demandas ainda é mantido em sigilo pela entidade. Entretanto o presidente da ACI-E, Rafael Fontana antecipa que os temas abordados tratam, de forma geral, da introdução de novos formatos de negócio e inovação na cidade.
“Queremos fazer uma integração na cidade, buscando o desenvolvimento local para Encantado e oportunizando aos jovens novos formatos de trabalho focados na inovação”, ressaltou o presidente da ACI-E.
As reuniões para desenvolver as propostas ocorrem desde maio. Conforme Fontana, o grupo buscou informações com cases de outras regiões como Nova Petrópolis e Rolante, além do Promove de Lajeado. Também dialogaram com professores de universidades.
“Construir uma nova comunidade”
O tema também foi abordado pela ex-presidente da ACI-E, Renata Galiotto em entrevista ao Programa Frente e Verso na Rádio A Hora na quinta-feira, 8. Conforme ela, pensar a “Encantado que queremos” é a base da proposta elaborada pelo empresariado.
“Entendemos que precisamos somar. Passamos por uma pandemia e precisamos construir uma nova comunidade. Os empresários de Encantado estão puxando essa responsabilidade e se propondo a fazer algo diferente”, afirma Renata.
A empresária cita ainda que o projeto pensado pela Comissão do Futuro beneficiará a população e os investidores que pretendem apostar em Encantado. “Quanto mais forte é o município, mais forte será o empreendedor”, conclui.