Ligação importante entre os bairros Florestal e Montanha, o viaduto sobre a ERS-130, na avenida Benjamin Constant, será alargada. Os trabalhos no local iniciaram em setembro e, neste momento, ocorre a retirada de parte da vegetação, para que seja possibilitada a construção de uma nova pista para trânsito de veículos.
Embora seja uma obra de grande relevância para a mobilidade urbana em Lajeado, o governo, num primeiro momento, descarta que sejam necessárias interrupções no trânsito para o andamento dos trabalhos. “Podem ocorrer alguns transtornos, principal,ente pela ERS, mas a tendência é que sejam evitados bloqueios”, afirma o secretário municipal de Obras, Cassiano Jung.
O trecho já é, tradicionalmente, um gargalo para o trânsito, sobretudo nos horários de pico. Jung acredita que possam ocorrer pequenos afunilamentos, mas ressalta que isso terá acompanhamento e orientações do Departamento de Trânsito de Lajeado.
“Esse trecho é muito importante para a cidade, pois é uma obra necessária para desafogar o trânsito na região. Neste momento, não vai haver necessidade de desvios”, ressalta.
A empresa responsável pela obra, contratada por meio de licitação, é de Florianópolis (SC) e está instalada próxima à Estação Rodoviária de Lajeado, com seu maquinário e equipamentos.
Ampliação
A ampliação de 8,30 de altura e 45 metros de comprimento será realizada no lado esquerdo da pista no sentido Centro/Bairro da avenida. Para dar início às obras, a Secretaria de Meio Ambiente expediu uma licença de instalação permitindo a realização da obra. Três exemplares de vegetação serão removidos para que ocorra a construção dos pilares da nova ponte.
Com o alargamento, ao invés de uma ponte de faixa simples, o trecho terá duas pontes, cada uma com duas faixas de trânsito nos dois sentidos. O prazo para conclusão da obra, de acordo com Jung, é de quatro meses.
“A questão mais complexa seriam as fundações. Executado isso, tendo condições, já se passa para os pré-moldados e a obra se alinha mais rapidamente”, salienta o secretário.
Avançar Cidades
Além do alargamento da pista na ponte sobre a ERS-130, estão previstas obras de asfaltamento e capeamento asfáltico dentro do Programa Avançar Cidades, bem como a construção de novos abrigos de ônibus. O valor orçado do financiamento é de R$ 20 milhões.