Meta é vacinar 4,8 mil crianças contra a poliomelite no Vale do Taquari

SAÚDE

Meta é vacinar 4,8 mil crianças contra a poliomelite no Vale do Taquari

Municípios atendidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde receberam doses do governo federal

Meta é vacinar 4,8 mil crianças contra a poliomelite no Vale do Taquari
O pequeno Davi, de Lajeado, foi imunizado no primeiro dia da campanha (Foto: A Hora)
Vale do Taquari

Iniciaram na segunda-feira, 5, nos postos do Vale do Taquari, duas campanhas nacionais de imunização de forma simultânea. A imunização segue até o dia 30 e terão um “Dia D”, em 17 de outubro. Para realizar as vacinas, é necessário apresentar o cartão SUS e a caderneta de vacinação.

A Campanha Nacional contra a Poliomielite tem como público-alvo crianças de 1 a 5 anos, que deverão ser imunizadas com a vacina oral contra poliomielite (VOP). Conforme a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a meta é imunizar 95% das 14,8 mil crianças desta faixa etária.

Ao todo, 10 mil doses contra poliomelite já foram distribuídas para as 37 cidades atendidas pela 16ª CRS, o que corresponde a 67,3% do total de imunizações a serem enviadas. Cada município, recebe o número de vacinas proporcional a população de 1 a 5 anos estimada na cidade.

Atualização das cadernetas de vacinação

A mobilização nacional de atualização das cadernetas de vacinas para crianças e adolescentes de até 15 anos também ocorre desde ontem até o próximo dia 30.

Os menores de 15 anos devem ter 39 imunizações realizadas na caderneta. Caso alguma das doses não tenham sido aplicadas, ou estejam com os esquemas de vacinação incompletos, os jovens podem receber a dose nos postos de Saúde. Conforme a 16ª CRS, a meta é atualizar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes dessa faixa etária.

Para esta campanha, os municípios solicitam à CRS as imunizações que precisam ser repostas, conforme os estoques das vacinas de rotina.

Dois postos abrem no Dia D em Lajeado

Das 11 unidades de saúde do município que realizam a imunização, o Posto de Saúde do Centro atende, de segunda à sexta, das 7h30 às 16h15, sem fechar ao meio-dia. Em São Cristóvão, o posto abre das 7h30 às 11h15 e, pela tarde, das 12h30 às 18h. As demais unidades abrem das 7h30 às 11h15, e das 12h30 às 16h15.

Em 17 de outubro, no São Cristóvão e no Centro, as imunizações ocorrem pela manhã, das 8h às 12h e, à tarde, das 13h às 17h.
UBS em Estrela

A UBS Central atende de segunda a sexta, das 7h30min às 19h, para vacinação de rotina e as das respectivas campanhas nacionais.

Atendimento dos postos em Arroio do Meio

Nos bairros Aimoré, Bela Vista, Navegantes, Rui Barbosa e São Caetano o atendimento ocorre, nos dias de semana, em dois turnos. Pela manhã, das 7h30 às 11h45 e, das 13h às 16h45, à tarde.

Já no Centro, as doses são aplicadas de segunda à sexta, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. No dia da mobilização nacional das campanhas, sábado, 17 de outubro, o posto central ficará aberto.

Posto Navegantes  em Encantado

As campanhas, em Encantado, ocorrem das 7h30, às 11h20 e das 13h às 16h45, no Posto de Saúde do bairro Navegantes, localizado na rua Navegantes. Em 17 de outubro, o horário de funcionamento da unidade será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Posto exclusivo para público de até 5 anos em Teutônia

O Posto de Saúde do bairro Alesgut atende somente cidadãos até 5 anos. A unidade funciona das 7h às 11h30 e, das 13h às 17h.
Os demais postos dos bairros Canabarro, Languiru, Teutônia e Loteamento 8 também realizam a atualização do calendário de vacinação para cidadão de até 15 anos e funcionam nos mesmos horários.

Acompanhe
nossas
redes sociais