Alunos da rede municipal de mais duas cidades do Vale do Taquari voltaram para a sala de aula nessa segunda-feira. É o caso de Teutônia e Santa Clara do Sul, que reiniciaram a atividade presencial após seis meses do ensino remoto.
Em Teutônia, foram cerca de 330 alunos de volta às escolas (46% do total de 725 alunos da pré-escola de ensino fundamental, infantil e comunitárias). As aulas ocorrem nos dois turnos seguindo cuidados de distanciamento, limpeza dos ambientes e uso de álcool gel e máscaras.
Outra medida para evitar propagação do vírus foi a testagem de profissionais e alunos que voltam ao ensino presencial. Até a sexta-feira, foram realizados 983 testes. Desses, 63 acusaram positivo para a covid-19 – apenas quatro deles ainda em fase ativa.
Em entrevista à rádio A Hora na manhã de hoje, a secretária de Educação de Teutônia Rosana Schneider Rührwiem classificou como “emocionante” a retomada das atividades. “As crianças pulavam de alegria, só ficaram sentidas de não poder abraçar”, comenta Rosana.
Teutônia iniciou a retomada do ensino presencial na rede particular com o Colégio Teutônia e Ieceg/CNEC Teutônia ainda em setembro. Para 28 de outubro ocorre a volta dos anos finais do fundamental, seguido dos anos iniciais em 12 de novembro.
Santa Clara do Sul
O município retomou as atividades com 75 alunos de quatro e cinco anos. Eles correspondem quase a metade dos estudantes matriculados na pré-escola da rede municipal (143). O limite máximo de atendimento é de 50% da capacidade com atividades diárias.
As aulas presenciais na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo serão divididas em dois turnos. Na parte da manhã o atendimento será voltado aos alunos da pré-escola, e no período da tarde, aos estudantes de 4 a 5 anos da Escola Sereno Afonso Heisler. Já no interior, a Escola Gustavo Seidel de Sampainho retomará as aulas da pré-escola na parte da manhã.
Secretária de Educação, Ana Paula Mallmann citou a felicidade ao retornar às aulas. “Nesse primeiro dia ficou visível a alegria e satisfação dos alunos e professores com a volta da escola”, afirmou.
Para oferecer a estrutura necessária às escolas, o município comprou totens de álcool gel para a higienização, álcool 70%, tapetes sanitizantes, fitas demarcatórias, máscaras para alunos e profissionais, viseiras de acrílico para professores e termômetros digitais infravermelhos.
O município também realizou cerca de 60 testes em profissionais da educação. Nenhum testou positivo.
Santa Clara do Sul adota o calendário estadual para o retorno do ensino fundamental. Os anos finais (6º a 9º) têm o retorno programado para 28 de outubro e os anos iniciais (1º a 5º) para 12 de novembro.