Está agendado para sábado, 10, um pedágio solidário em prol do pequeno João Emanuel Rasch Schropfer, de 1 ano e dois meses. Diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 aos quatro meses, o menino precisa de cerca de R$ 12 milhões para custear o tratamento com o medicamento mais caro do mundo.
A iniciativa no município ocorrerá das 9h às 15h, nos semáforos da Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro São Cristóvão, na Avenida Benjamin Constant, na esquina do CFC Norma, também na sinaleira da Caixa Econômica Federal, na rua Júlio de Castilhos e no Desco Atacado, na Avenida Senador Alberto Pasqualini.
De acordo com a prima do menino, Jaqueline Weiss, que reside no município, o pedágio solidário foi proposto em Lajeado, pois a família possui parentes e amigos no Vale do Taquari. João Emanuel é filho de Edio Schropfer e Luciana Vanderleia Rasch, moradores de Lindolfo Collor. A campanha, iniciada em fevereiro, já arrecadou R$ 1,6 milhão.
“Precisamos mobilizar as cidades maiores para auxiliar o João Emanuel, o município onde eles moram têm apenas 7 mil habitantes”, ressalta. Além de Jaqueline, a prima Tainá Rasch e os Borrachos do Grêmio de Lajeado estão engajadas na ação.
A campanha do menino pode ser acompanhada pelo Instagram ou Facebook por meio do @amejoaoemanuel. Interessados em auxiliar podem contribuir por meio da vakinha on-line que pode ser encontrada como “Unidos pelo João – AME”. A família já perdeu, há 17 anos, uma filha com AME tipo 1.