Às vésperas de completar quatorze anos de história, a Associação Lajeado de Futsal tem motivos de sobra para comemorar. O fim de semana marcará um momento histórico: a estreia da equipe feminina da Alaf. As gurias disputam a primeira etapa da 1ª Copa Sul Riograndense/Dal Ponte de Futsal Feminino, em Lajeado.
Foram mais de trinta dias de preparação para o grande momento. Treinamentos intensos, formação da equipe técnica e também do elenco para a disputa da competição. A espera chega ao fim no domingo, quando às 9h30min, será dado o pontapé inaugural do time no Ginásio Nelson Brancher.
Com quase 50 equipes na disputa, a Copa Sul-Riograndense foi separada por etapas. Na etapa de Lajeado, além de Alaf, jogam Juventus F.F, Asas Douradas e Volte a Sonhar.
A partida inaugural do projeto feminino será contra a Juventus F.F. Depois, às 14h30min, o duelo é contra o Volte à Sonhar. A última partida do quadrangular ocorre às 16h10min, contra o Asas Douradas. As duas melhores classificadas se enfrentam na final da etapa, prevista para ocorrer às 19h30min. As duas finalistas avançam para a próxima etapa.
“Vamos buscar a vaga para a Liga Estadual”
Quem está à frente da equipe, como treinador, é Luciano dos Santos. “O trabalho está muito bem feito. Priorizamos a parte física, todas as gurias estão focadas e colaborando para fazer a melhor competição possível”, avalia.
O treinador elenca a disciplina como principal proposta de seu trabalho. Além disso, acredita que a equipe está muito bem preparada física e tecnicamente. “Vamos buscar a vaga para a Liga Estadual. Sempre com o pé no chão, mas entramos para ser campeões.”
A realização de um sonho
A fixa Renata Martini foi uma das primeiras atletas a se incorporarem à equipe. Para ela, representar a Alaf é gratificante, principalmente por fazer parte da primeira equipe feminina da agremiação. “Sabemos que estamos dando início a um sonho de muitas gurias, abrindo as portas para o desenvolvimento de um projeto que só tem a crescer”, comenta.
As expectativas para a competição são as melhores. “Estamos treinando fortemente para sair com o título. Temos um grupo forte e vamos em busca da classificação para a próxima fase.”
“Responsabilidade e honra”
A ala e pivô Bárbara Inês Plentz considera “que fazer parte desta conquista feminina e ainda representar uma entidade com uma trajetória como a Alaf se resume em responsabilidade e honra.”
Plentz acredita que a equipe possui atletas competentes e uma equipe muito disposta em ajudar. “A Alaf está sempre nos incentivando, disponibilizando profissionais para uma melhor preparação física e técnica. Posso afirmar que dentro da quadra nossa equipe fará o seu melhor. Estamos preparadas!”
“O futsal será visto com outro olhos”
Janine Diehl é outra atleta que acredita estar fazendo parte de um momento histórico, não só para a Alaf, mas também para Lajeado e o Vale do Taquari. “É um momento único e especial, tenho a certeza que será o passo inicial para muita coisa legal que irá acontecer.”
Ela acredita estar fazendo parte de um projeto que servirá para fomentar o respeito e a adesão por parte das mulheres no esporte. “O futsal será visto com outros olhos, como já está sendo. Nos esportes em geral, quando acontecer o reconhecimento, é muito bonito. Temos somente que agradecer a entidade por proporcionar tudo isso.”