Fundada em 4 de outubro de 2018 na Linha Delfina, em Estrela, a entidade realizará uma missa para comemorar o aniversário da União Fraterna Pró-Terra (Unifrater) no próximo domingo, 4.
O trabalho social era realizado pelo frei Eugênio Schmidt, falecido aos 90 anos, poucos meses depois da fundação da nova sede. Agora, a iniciativa é mantida pelo sobrinho de Eugênio, João Pedro e sua esposa Elaine.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, o casal cedeu cerca de 4 hectares para a realização dos trablahos da Unifrater. Elaine destaca a importância da celebração da data.
“Uma data como essa não poderia passar em branco. Nós vamos realizar uma missa com menos da metade da capacidade da sede, que é de 70 pessoas”, informa Elaine Schmidt.
A instituição auxilia na capacitação e produção de alimentos saudáveis para cerca de 21 famílias de agricultores. Elaine acredita que hoje o principal intuito da entidade é a valorização da terra e da vida do produtor por meio da produção de alimentos saudáveis para o próprio consumo.
“É muito interessante esse espaço que a gente tem porque o agricultor tem a terra, mas muitas vezes falta este estímulo para que ele possa produzir o seu alimento porque hoje a agricultura está só voltada para abastecer mercados. É possível produzir o teu alimento com qualidade muito maior do que aquilo que se busca fora”, destaca Elaine.