O Sicredi iniciou pré-cadastramento dos associados interessados em vincular suas contas ao Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil que promete revolucionar as operações financeiras no país. O sistema começa a funcionar no dia 16 de novembro.
Com o PIX, os associados poderão transferir, pagar ou receber valores imediatamente a qualquer momento, com um simples clique. O sistema não é um novo aplicativo e sim uma solução que estará disponível dentro do aplicativo Sicredi.
Nesta fase de pré-cadastro, os associados precisam confirmar por meio do aplicativo da instituição o interesse a partir do CPF ou CNPJ do titular da conta. Na segunda fase, que começa dia 5 de outubro, os associados poderão cadastrar novas informações como e-mail e números dos celulares.
Todos esses dados serão registrados como “Chaves Pix”, que servirão como identificação dos usuários no momento da operação financeira. O Pix funcionará como uma alternativa à TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou ao DOC (Documento de Ordem de Crédito).
As movimentações financeiras poderão ser feitas por pessoas físicas e jurídicas utilizando as “Chaves Pix” cadastradas, via QR Code ou ainda usando os dados bancários, como já é feito atualmente. Mesmo com a nova forma de pagamento, no Sicredi, as opções de TED e DOC continuarão disponíveis.
O diferencial é que a partir de 16 de novembro os associados terão mais uma opção prática, digital e econômica. Para ter acesso à novidade, bastará atualizar o aplicativo Sicredi disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. O Pix funcionará em qualquer dia ou hora da semana.
Diretor Executivo da Sicredi Ouro Branco, Francisco José Diel, convida os associados a realizarem seu pré-cadastro no aplicativo do Sicredi, para estarem aptos a usufruir da facilidade a partir de novembro. Segundo ele, o Pix traz ainda mais facilidade, agilidade e segurança para as transações, possibilitando a diminuição da circulação de dinheiro em espécie, diminuindo custos em toda cadeia e minimizando impactos ambientais.
“Nesse sentido, o mundo digital tem muito a contribuir e o SICREDI é uma ferramenta fundamental, estando ao lado dos associados nesse processo de inovação.”
Passo a passo
1ª Fase – Pré-cadastro no PIX: associados precisam confirmar por meio do aplicativo da instituição o interesse em participar do sistema a partir do CPF ou CNPJ do titular da conta
2ª Fase – Registro das chaves PIX: a partir do dia 5 de outubro, os associados poderão cadastrar novas informações como e-mail e números dos celulares, que servirão como identificação dos usuários no momento da operação financeira
3ª Fase – Início das operações do PIX: a partir de 16 de novembro, os associados terão mais uma opção prática, digital e econômica para realizar operações em qualquer dia ou hora da semana