O Fórum das Entidades e o Observatório Social (OS) de Lajeado preparam uma série de ações práticas visando as eleições municipais de 15 de novembro, no sentido de qualificar o debate e ajudar o eleitor na escolha do seu voto.
Para isso, um Grupo de Trabalho (GT) foi formado contendo um representante de cada uma das 15 entidades que compõe o Fórum. Secretário executivo do Observatório Social, o professor e pesquisador Adriano Strassburger será o responsável por coordenar este grupo. A metodologia das ações ainda estão sendo definidas e serão anunciadas detalhadamente nos próximos dias.
Uma das ações previstas será a realização de uma sabatina com os três candidatos a prefeito de Lajeado – Daniel Fontana (PSB), Marcelo Caumo (PP) e Márcia Scherer (MDB) –, no dia 22 de outubro, na Univates. Segundo Strassburger, não será um debate que visa o enfrentamento entre os postulantes ao executivo.
“Nós não queremos que eles se ataquem, e sim que respondam e discutam questões que cada entidade que integra o Fórum vai formular para a sabatina. Procuramos os três candidatos e todos confirmaram participação. Um assessor de cada foi convidado a fazer parte da organização”, salienta.
A sabatina terá transmissão da TV Univates. Emissoras de rádio da cidade também foram convidadas a repercutir em sua programação o encontro entre os prefeitos com representantes das entidades.
Termos de compromisso
O grupo de trabalho também prepara um termo de compromisso que será apresentado a todos os candidatos. O objetivo é que eles assinem um documento se comprometendo com alguma demanda específica, caso sejam eleitos pelo voto popular. Esta ação está sendo fechada e será repassada aos diretórios e coligações.
Conforme Strassburger, o termo de compromisso valerá tanto para prefeitos quanto para vereadores. “Queremos criar um novo ambiente pós-eleições. É uma forma deles fazerem o seu papel e mostrar para a sociedade. Hoje este papel parece discutido muito de forma negativa”, reforça.
Enquetes
Outra ação prevista e que ainda será melhor estruturada, segundo Strassburger, é a realização de enquetes com a população sobre os vereadores. A ideia é tentar levantar qual o grau de entendimento que a sociedade tem em relação ao papel do vereador.
“É uma questão complexa. A cidade parece politizada, mas parece que muitas pessoas e os próprios candidatos não sabem a função que os vereadores possuem. Por isso, buscamos qualificar o voto dos eleitores. O Fórum toma esta iniciativa para ver se melhora a qualidade do poder legislativo”, afirma.