Temperatura varia 20ºC em menos de 48 horas

virada no tempo

Temperatura varia 20ºC em menos de 48 horas

Frente fria na terça e a chegada de uma massa de ar quente a partir de hoje alteram condições do tempo e trazem riscos de temporais. Mudanças bruscas também impactam sobre o organismo, com aumento das chances de infecções respiratórias

Temperatura varia 20ºC em menos de 48 horas
Foto: Filipe Faleiro/Arquivo
Vale do Taquari
oktober-2024

Temperatura abaixo dos 10ºC para mais de 30ºC em menos de 48 horas. Essa variação nos termômetros do Vale do Taquari antecede chuva e temporais até o domingo. Além desse risco, há ainda os perigos para saúde.

Infecções respiratórias, associadas a crises alérgicas, como rinite, sinusite e bronquite se acentuam diante dessas condições do tempo. “O corpo gasta muita energia para manter a temperatura normal. Quando temos variações drásticas no clima, há um desequilíbrio no sistema imunológico, o que aumenta a chance de doenças”, explica o médico Juliano Melo da Silva.

O clínico geral atua na rede pública de lajeado e também em lares geriátricos. De acordo com ele, pessoas com histórico de doenças crônicas costumam serem mais suscetíveis as infecções derivadas da mudança brusca do clima.

Para reduzir o impacto no organismo, é preciso reduzir o “estresse do corpo”, diz o médico. “Quando o clima está seco, transpiramos mais. Essa é uma resposta do corpo e que precisa de muita energia. Então usar o umidificador de ambientes é uma alternativa para reduzir esse dispêndio de energia.” No geral, também destaca a importância de uma alimentação equilibrada, com saladas, frutas e verduras, prática de exercícios físicos regulares e também uma hidratação constante.

Semana de extremos

Conforme a MetSul, o RS teve regiões com temperaturas perto dos 0ºC para poucas horas depois ter marcas perto dos 40ºC. A meteorologista Stael Sias relata que uma massa de ar frio ingressou no estado na noite dessa segunda-feira. Trouxe uma madrugada fria nesta terça-feira, inclusive com geada em pontos do sul da campanha, na fronteira com o Uruguai e na Serra.

A partir de hoje, ingressa uma massa de ar quente e eleva as temperaturas em diversas regiões. De acordo com Stael, o avanço do ar quente de origem tropical vai formar uma bolha de calor sobre o território gaúcho. Por isso, há risco de chuva forte com muitos raios, granizo de variado tamanho e ainda possibilidade de vento forte. O risco será maior no Centro, no Sul e no Leste do estado.
Amanhã, a frente quente estará sobre o Sul gaúcho com chuva e granizo enquanto na Metade Norte vai fazer muito calor. A temperatura pode atingir máximas de 35ºC a 36ºC na região de Carazinho e Passo Fundo. No Vale do Taquari, as máximas ficarão próximas dos 30ºC.

Acompanhe
nossas
redes sociais