Parceria entre Daer e Univates busca qualificar formação

Educação

Parceria entre Daer e Univates busca qualificar formação

Por meio de cooperação técnica, alunos de engenharia participarão de pesquisas desenvolvidas pela autarquia

Parceria entre Daer e Univates busca qualificar formação
Retorno dos estudantes preocupa
Vale do Taquari

Uma parceria firmada entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) vai permitir que alunos participem das pesquisas feitas pela autarquia, qualificando a formação acadêmica.

O acordo de cooperação técnica foi firmado em 18 de setembro e publicado no Diário Oficial do Estado na última terça-feira, 22.

Diretor-geral do departamento, Luciano Faustino destaca o impacto na formação dos estudantes.

“O Daer, enquanto responsável pela manutenção da maior parte da malha rodoviária do Estado, preocupa-se com a formação dos futuros profissionais. Esperamos contribuir para qualificá-los e, no futuro, tê-los como colegas na instituição”, afirma.

Segundo o superintendente regional do Daer de Lajeado, Fabiano Pereira, que liderou a iniciativa, o projeto é voltado para os acadêmicos de engenharia civil, visto que durante o curso eles realizam a disciplina de Terraplenagem e Pavimentação. Estudantes de Engenharia Ambiental também poderão participar dos estudos.

“A recepção tem sido bastante positiva na Univates. Vai ser uma troca de experiências e de informações para que utilizemos esse conhecimento acadêmico, aliado à nossa parte prática das obras”, pontua Pereira.

Vantagem no mercado de trabalho

A intenção é que os alunos possam sair da faculdade com vantagem no mercado de trabalho, levando em conta que o Daer tem uma amplitude de projetos nas estradas gaúchas para eles participarem.

Para a professora do curso de Engenharia Civil da Univates Carolina Fransozi, essa parceria irá viabilizar os projetos de pesquisa que visam à melhoria da capacidade operacional e da serventia das rodovias estaduais, além de questões ambientais. “O intuito desse acordo é proporcionar aos estudantes uma experiência prática nessas atividades, algo que pode ajudá-los em suas futuras profissões”, explica.

O termo tem duração de cinco anos e poderá ser renovado após esse período. A expectativa é que o contato seja feito em breve com a Universidade para o início do planejamento do projeto.

Acompanhe
nossas
redes sociais