Uma doença silenciosa que afeta 12,5 milhões de brasileiros. Com 7% da população diabética, o Brasil é o quarto país do mundo com maior incidência da doença, segundo dados do International Diabetes Federation (IDF) de 2019.
O tema foi abordado em entrevista ao programa A Hora Bom Dia desse sábado. Cerca de 20 a 40% das pessoas acometidas pela diabetes nascem com a doença, explica o clínico geral e pós-graduando em Endocrinologia e Metabologia, Ivan Júnior Lanzini.
Isso prova que a maioria dos diabéticos acabam sofrendo com a doença em função de hábitos ruins. Lanzini cita a alimentação inadequada e sedentarismo como fatores que aumentam as chances da diabetes. Cita ainda que os obesos e idosos têm mais propensão de sofrer com a doença. “A gordura acumulada já é sinal que a pessoa está se alimentando em excesso e que a saúde está descompassada”, reforça.
Como dicas, o médico sugere a prática de 150 minutos de exercícios físicos por semana e beber bastante água. Também recomenda o consumo de produtos mais naturais em detrimento aos processados (alimentos que venham em embalagens). “Esses alimentos industrializados tendem a ter taxas maiores de carboidrato, que é o açúcar”, sustenta.
Lanzini alertou as pessoas para o fato da diabetes ser silenciosa e causar os primeiros sinais apenas quando o açúcar no sangue já está em níveis elevados. Aumento na quantidade de urina, sede e fome são os primeiros sintomas da diabetes.
Ouça a entrevista completa no link: