Pesquisa não muda resultado das eleições, defende Methodus

Eleições 2020

Pesquisa não muda resultado das eleições, defende Methodus

Diretor do instituto detalhou métodos científicos que dão confiabilidade às pesquisas de intenção de voto. A Hora realizará 11 pesquisas com o Methodus nas cidades mais populosas da região

Pesquisa não muda resultado das eleições, defende Methodus
José Sauer participou de entrevista à Rádio A Hora na manhã de hoje
Vale do Taquari

O que é fundamental para uma pesquisa refletir os resultados das urnas, como é feita a coleta de dados e como é definida a margem de erro. Esses foram temas abordados no programa Frente e Verso de hoje com o diretor do Instituto Methodus, José Sauer.

Nas eleições 2020, o instituto realizará 11 pesquisas eleitorais contratadas pelo Grupo A Hora nas cidades mais populosas do Vale do Taquari.

Sauer destaca que a pesquisa com eleitores já está sendo realizada presencialmente (no começo da pandemia, eram feitas por telefone). O fato de estabelecer critérios prévios como a forma de realizar as perguntas, definição do perfil dos entrevistados e quantidade da população abrangida faz com que a pesquisa seja confiável, aponta Sauer.

Esse exemplifica a realização da pesquisa com um bolo que precisa seguir uma receita. “Se algo no começo não for feito como a receita manda, haverá problema no final e não terá como corrigir. Fazemos isso a 20 anos e por isso respeitamos as etapas”, destaca.

Conforme ele, o cálculo da margem de erro não ultrapassa os 5%. Ele depende de fatores como quantidade de entrevistados e número de eleitores, esclarece Sauer. “Quando uma pesquisa tem 95% de nível de confiança, isso quer dizer que se fizermos essa pesquisa de novo 100 vezes, teremos esse mesmo resultado 95 vezes”, acrescenta.

Sauer esclarece ainda que a pesquisa eleitoral “é uma fotografia e não um filme” por mostrar um momento da eleição que pode mudar.

O diretor do instituto também refuta a possibilidade das pesquisas induzir o voto em quem está na frente e mudar as eleições. “Isso é uma utopia. A pesquisa não muda resultado, apenas revela se a disputa está acirrada ou se algum candidato apresenta boa vantagem”, defende.

Na experiência com as pesquisas, Sauer percebe a tendência do “não voto” (pessoas que querem se afastar das eleições) e o eleitor que tem afinidade com o candidato e não pretende mudar de opinião.

Sauer ainda esclarece que as pesquisas confiáveis têm registro em Cartório Eleitoral. O restante são enquetes que podem ter resultados fraudados para beneficiar um candidato.

Ouça a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais