A pandemia trouxe mudanças psicológicas que mudaram os negócios. Esse cenário foi abordado pelo programa A Hora Bom Dia de hoje em entrevista com o CEO da Dale Carnegie Minas Gerais, Guilherme Amaral.
Na avaliação dele, as empresas que previram problemas e anteciparam conversas difíceis buscando pontos em comum conseguiram encontrar acordos bons para passar pelos períodos tensionados. Teve até empresários que cresceram em meio à crise, reforça Amaral.
O CEO cita a necessidade de, no mundo das negociações, o acordo feito beneficiar ambos os lados. Conforme ele, é necessário saber o que se precisa e não o que se quer (diferença entre o mínimo que cada pessoa precisa ganhar em uma negociação do que a meta proposta). “Negociação precisa trazer algo positivo aos dois lados”, reforça.
Amaral também criticou a cultura da barganha. Conforme ele, em outras culturas, pedir desconto é um ato de respeito ao outro por mostrar humildade de quem precisa pagar um valor menor. Já no Brasil, a prática apenas ocorre no intuito de tirar vantagens.
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