Dois projetos de cessão de uso de equipamentos foram aprovados pelos vereadores na sessão de segunda-feira. Trata-se do repasse de dois ultrassons e dois ventiladores artificiais eletrônicos cedidos pelo governo municipal ao Hospital Beneficente Santa Terezinha.
Conforme a proposta, os equipamentos deverão ser utilizados especificamente para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) voltada à covid-19. Após o fim da pandemia, poderão ser aproveitados na UTI hospitalar, quando a ala for habilitada.
Os dois ventiladores artificiais eletrônicos foram doados pelo governo federal ao município de Encantado. Já no caso dos ultrassons, eram equipamentos que estavam fora de uso, informa a Secretaria de Saúde.
Todos os equipamentos têm cedência de uso por 10 anos, prazo que pode ser prorrogado por mais uma década caso houver acordo entre governo municipal e direção da casa de saúde.
Desde o dia 22 de maio de 2020, o hospital conta com os cinco leitos de UTI covid-19 em funcionamento. Atualmente, dois pacientes estão internados nessa ala.
O planejamento para construir uma unidade para pacientes em estado de saúde grave ocorre faz anos. Em 2017, o hospital iniciou a construção de um prédio de cerca de 10 mil metros quadrados onde funcionaria a UTI. A obra foi agilizada em função da pandemia do coronavírus.