“Recuperamos a possibilidade de dar alegria às crianças”, afirmou o diretor do Colégio Gustavo Adolfo de Lajeado, Edson Wiethölter ao avaliar o retorno das aulas presenciais após seis meses de ensino online.
A emoção dos alunos na educação infantil mostrou a importância de abrir as portas das instituições de ensino novamente, avalia Wiethölter. Conforme ele, uma equipe ficou responsável pela instrução das crianças, entretanto elas já estavam orientadas pelos pais. “Não tivemos incidentes e não foi necessário chamar a atenção”, ressaltou.
Entre os cuidados, alunos precisam levar duas máscaras até o colégio (para antes e depois do intervalo). Dentro da sala de aula é possível usar máscaras de acrílico oferecidas pela instituição. No banheiro, entra apenas um aluno por vez e depois do uso os boxes são higienizados.
Conforme Wiethölter, alunos que não estão tendo aulas presenciais participam das aulas virtuais em tempo real. O diretor destaca ainda que são poucos professores no grupo de risco. Nesses casos, o profissional ministra a aula em casa e o conteúdo e reproduzido em tempo real em um monitor aos alunos que estão na sala de aula.
Wiethölter ressalta ainda que a escola não será tolerante com posturas que indiquem risco de contágio. “Se o aluno fizer algo que possa gerar risco, será mandado para casa sem discussões”, afirma.
Sobre o fim do ano letivo, o diretor destaca que sindicatos compactuaram em realizar aulas até 15 de janeiro de 2021 – com as recuperações. Wiethölter acredita que no Gustavo Adolfo, será possível encerrar o ano letivo ainda em 2020.
Ouça a entrevista completa no link: