O Farense retorna à primeira divisão de Portugal após 18 anos. A acensão do clube à elite está atrelada a história de Cássio Scheid. Natural de Lajeado, o jogador foi contratado na temporada 2016/17, quando o time disputava a terceira divisão nacional. Quatro anos depois, o zagueiro se firmou entre os titulares e é a grande referência do time que reestreia na primeira divisão.
Recuperado de uma lesão no joelho, comenta que a pré-temporada foi muito atípica, mas que a equipe está bem preparada para fazer um grande campeonato. “Queremos fazer uma boa partida e se possível sair com os três pontos.”
A estreia do Farense no Campeonato Português é neste domingo, às 14h30min, diante do Moreirense, fora de casa.
A expectativa sobre o início da competição está muito grande. Scheid comenta que o o Farense entra no campeonato para fazer uma boa campanha. “Vamos pensar jogo após jogo, vamos dar o nosso melhor que é o que clube merece, vamos somando ponto a ponto e depois vamos ver onde ficamos.”
Com contrato até junho de 2021, Scheid recebeu várias propostas para deixar o clube, mas optou por permanecer no Farense. “Sou muito grato a toda direção. O clube me abraçou na chegada e fez crescer. Neste momento eu penso somente em representar o clube da melhor maneira possível.”
Conheça o Farense
Sporting Clube Farense está localizado em Faro, uma cidade com pouco mais de 60 mil habitantes. Foi fundado em 1910 e é o clube mais antigo e com maior história na Região de Algarve. As melhores temporadas foram em 1989/90 quando disputou a final da Taça de Portugal e ainda em 1994/95 quando participou da Taça UEFA.
Sobre o Campeonato
A competição é disputada por 18 clubes, eles jogam em turno e returno. O primeiro colocado vai direto para a fase de grupo da Liga dos Campeões. Segundo e terceiros colocados disputam a fase pré da Liga dos Campeões. O quarto e quinto colocado jogam a Liga Europa. Os dois últimos são rebaixados.
Desde que foi criado a competição, em 1932, apenas cinco equipes já conquistaram o título do Campeonato Português. O trio formado por Benfica, Porto e Sporting domina a competição, com o Benfica como o maior campeão português, com 37 títulos. Segundo maior vencedor do Campeonato Português, o Porto tem 29 títulos nacionais, contra 18 do Sporting.
Outros clubes que já conquistaram o título da Primeira Liga, Belenenses e Boavista levantaram o troféu apenas uma vez. Enquanto o Belenenses foi campeão em 1945-1946, o Boavista ficou com o título em 2000-2001.