No encontro na sede da CCR ViaSul com representante do Conselho de Desenvolvimento (Codevat), prefeitos e vereadores, a equipe de engenharia da concessionária apresentou os pré-projetos da duplicação da BR-386.
A perspectiva da concessionária é começar as melhorias em fevereiro. Ao todo, serão 20 quilômetros de duplicações. A empresa informa que serão diversas frentes de trabalho entre os dois municípios.
Conforme a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, a duplicação terá início junto ao trevo de Marques de Souza, em direção a Lajeado. A segunda pista ficará situada ao lado direito no sentido interior-capital, onde a faixa de domínio é mais larga.
Já no trecho de Lajeado, a instalação da nova pista começa do acesso a Forquetinha até o entroncamento com a ERS-421. Pela previsão da CCR Viasul, serão dois anos de obras. Pelo contrato de concessão, a empresa será responsável pela cobrança e pela manutenção da via por 30 anos.
Neste período, deverá fazer a duplicação total dos 226 quilômetros da BR-386 de Lajeado até Carazinho. No trecho do Vale do Taquari, ainda estão previstos construção de sete interconexões, dois acessos, uma passarela, mais de 10 quilômetros de faixas adicionais e 21 quilômetros de vias marginais.
Revisão nos acessos
O trecho de Lajeado é um com maior interferência do trânsito urbano sobre a rodovia federal. As travessias entre os bairros geram insegurança e terão obras específicas.
“Percebemos avanços importantes em relação ao que teremos de fluxo para os próximos anos, no entanto são necessários alguns ajustes”, avalia o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. De acordo com ele, o setor técnico do Executivo de Lajeado pede algumas mudanças em alguns pontos dos projetos.
“Há travessias de apenas uma mão e temos um trânsito entre os bairros em ambos sentidos. Isso precisa ser revisto, pois limitaria muito o fluxo.”
Detalhes
Primeiro trecho
• Marques de Souza/Lajeado
São 20,3 quilômetros (do 325,5 ao 345,8), sendo 12 kms em Marques de Souza e outros 8,3 kms em Lajeado
O que diz o contrato
• A empresa deve entregar o primeiro trecho duplicado em fevereiro de 2023;
Também fazer 13 kms de vias paralelas
Dois retornos em nível;
Seis adequações de acesso;
Quatro passarelas;
Seis novas pontes;
Seis alargamentos de pontes e reforço das estruturas existentes para aumento de capacidade de carga;
Duas passagens inferiores;
Duas passagens superiores;