Lajeado aguarda estado para retomada de eventos

Retorno das atividades

Lajeado aguarda estado para retomada de eventos

Espetáculo de Natal pode ocorrer de forma presencial e ao ar livre com protocolos de segurança e higiene

Lajeado aguarda estado para retomada de eventos
Secretários participaram do programa A Hora Bom Dia, desta sexta-feira. Créditos: Laura Mallmann
Lajeado

Palestras, feiras, simpósios, convenções e eventos corporativos serão liberados por parte do governo do estado. Os secretários da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) Carlos Reckziegel, e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, de Lajeado, participaram do programa A Hora Bom Dia, desta sexta-feira, dia 18, para expôr os impactos econômicos da pandemia e a preparação para a volta dos eventos no município.

Lajeado registrou mais abertura do que encerramento de empresas em 2020. Conforme Bücker, ainda não há um levantamento específico para atribuir o movimento registrado durante a pandemia. “Não sabemos ainda se as pessoas perderam seus empregos e apostaram no empreendedorismo. Também há o fator que muitos demoram para encerrar seus CNPJs. Percebemos que a abertura de MEI gera muitas possibilidades para o prestador de serviços”, esclarece. “Temos que ressaltar o espírito empreendedor da comunidade.”

Reckziegel considera o momento desafiador para a retomada dos eventos. “Durante a pandemia agregamos aprendizados. Realizamos eventos como o Cine Drive-in, respeitando protocolos e mantendo a segurança dos participantes”, explica. “Sabemos que os profissionais da área foram muito afetados e já temos uma expectativa para a volta de algumas atividades”, ressalta.

Bücker afirma que há uma preocupação específica com profissionais que trabalham direta e indiretamente com eventos. “Essa retomada gradual é muito importante para todos”, reforça. Conforme o secretário, casas de festas infantis foram adaptadas para espaços de recreação como alternativa de renda.

A curto e médio prazo, o secretário da Secel já projeta algumas atividades. “Acreditamos que eventos ao ar livre, e o espetáculo de Natal pode ser uma realidade com protocolos”, afirma.

Futebol

As atividades esportivas já têm liberação no município. Os jogos podem ser realizados, porém os atletas não podem circular antes e depois da partida pelos ambientes comuns do campo. “Além do intervalo de uma hora entre as partidas”, reforça o secretário da Secel.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais