A empresa de insumos para o agronegócio, ADAMA, investirá R$ 150 milhões até 2021 na construção de uma nova fábrica de fungicidas em Taquari (RS).
A nova unidade será voltada à fabricação da síntese (ingrediente ativo) de novos fungicidas. Com aprovação ambiental pela FEPAM na última semana, a construção terá início ainda em setembro.
A ADAMA deve contratar cerca de 180 trabalhadores terceirizados para atuar nas obras da nova unidade. Para 2021, estima-se um aumento de 30% no quadro de funcionários, com a contratação, já no primeiro semestre, de engenheiros (Processos, Automação, Química e de Manutenção) e operadores, com nível técnico em Química, Laboratório e Mecânica.
“A nova unidade terá como característica o alto grau de automatização, o que requer a contratação de mão-de-obra altamente especializada”, explica Gerson Luiz Bencke, gerente Industrial da fábrica de Taquari.
Segundo Bencke, será seguido um plano de contingência para a obra e serão seguidos todos os cuidados necessários para a segurança dos colaboradores no que diz respeito à pandemia da Covid-19.
Conforme o prefeito Maneco Hassen, essa é mais uma conquista para o município. “É geração de emprego, investimento e retorno para Taquari”, disse. Para o chefe do executivo a ampliação da Adama oportunizará além de novos postos de trabalhos, novos empreendimentos. “É um processo, com a geração de emprego, temos mais dinheiro circulando e por consequência mais oportunidade de empreendimentos”, finalizou.
Novo investimento
Em 2018 a ADAMA inaugurou uma nova fábrica em Taquari, voltada à produção de Cronnos T.O.V, voltado ao combate da ferrugem asiática, um dos principais problemas que atinge a cultura da soja. Os investimentos foram de R$ 17 milhões. Com a nova unidade, que terá 5 mil metros quadrados, a empresa passa a contar com cinco unidades fabris na cidade, que somam 40 mil metros quadrados.