Um dos principais sistemas cooperativos do país, o Sicoob está expandindo sua presença no Rio Grande do Sul. Dentro deste projeto, está o Sicoob São Miguel, que comemora dois anos de atuação no estado, projetando a abertura de novas unidades nos próximos anos.
O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, a diretora executiva no RS, Marisa Cislaghi, e o novo gerente da agência de Lajeado, Guilherme Cabanellos, visitaram o Grupo A Hora na manhã de ontem, 16, falando dos planos da cooperativa, que conta com 88 mil associados espalhados pelos três estados do Sul.
A meta, para os próximos cinco anos, é de ter 25 agências no estado. “O motivo da expansão é que precisamos crescer. O mercado financeiro é muito dinâmico e competitivo. Por isso, saímos da nossa área, que é o extremo oeste de Santa Catarina, para buscar novos associados. Chegamos a Joinville, ao Paraná e também ao RS, com a abertura da unidade aqui em Lajeado”, comenta Fronchetti.
Para o Vale, segundo Marisa, há conversas avançadas para abertura de uma unidade do Sicoob São Miguel em Arroio do Meio, o que deve ocorrer em 2021. “Projetamos cinco novas agências em 2021. Estamos nos aproximando de entidades e empresários de Arroio do Meio. Isso nos deixa muito feliz”, revela.
Inserção na comunidade
De acordo com Fronchetti, o Sicoob São Miguel escolheu o Vale do Taquari pela força do cooperativismo regional. Também pela identificação, já que muitos moradores do Vale migraram para a região de São Miguel do Oeste no meio do século passado.
“As pessoas conhecem muito o cooperativismo aqui. Queremos ser também, com todo nosso conhecimento, mais uma ferramenta de desenvolvimento das atividades econômicas. Temos no nosso DNA a inserção nas comunidades onde atuamos, buscando parcerias”, ressalta Fronchetti, que é natural de Roca Sales.
Marisa lembra que o cooperativismo financeiro tem um compromisso junto ao Banco Central de, em 2023, representar 20% do sistema financeiro nacional. “Hoje temos 8%. Há trabalho pela frente. Mas nós estamos cumprindo nosso papel”, afirma.
SAIBA MAIS
Hoje, o cooperativismo financeiro representa 8% de participação nas operações de crédito. A intenção é passar para 20%
até 2023, conforme meta estipulada pelo Banco Central
Sicoob São Miguel
Fundado em 1989, em São Miguel do Oeste (SC), o Sicoob São Miguel é parte de um dos maiores sistemas cooperativos do país. Está presente nos três estados da região Sul, com 88 mil associados espalhados em 44 agências. No RS, conta com nove unidades, sendo três no Vale do Taquari: Lajeado, Encantado e Teutônia.