O diretor regional do Vale do Taquari, da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Daniel Aires, participou do programa A Hora Bom Dia, desta quinta-feira, dia 17, para esclarecer os protocolos de segurança dos eventos experimentais que entidades e empreendedores do setor apresentaram ao governo do estado.
Porto Alegre e a região da Serra realizaram os primeiros eventos experimentais. Conforme Aires, os testes serviram como treinamento de protocolos para os profissionais. “Dessa forma, foi possível preparar os trabalhadores do setor para quando as atividades forem liberadas. Protocolos de higienização, de regras com EPIs que garantem a segurança dos visitantes foram repassados”, relata.
Em Gramado, ainda em agosto, foram promovidas atividades culturais como teste. E, em Porto Alegre, a Fiergs foi palco para eventos empresariais. “Tivemos testes como controle de acesso, estrutura segura, higienização do ambiente, uso de máscara”, explica. Para Aires, muitos destes protocolos vieram para ficar no setor de eventos.
Diante da realidade de que o setor de eventos movimenta cerca de 13% do PIB do nacional, Aires espera que o estado aprove os protocolos apresentados para que o retorno aconteça em breve e com segurança. Segundo ele, com a paralisação, todos os setores são afetados também. “Um exemplo é o comércio de confecção. Por não haver eventos, as pessoas compram menos”, argumenta.
Referente aos protocolos de segurança dos eventos apresentados pelas entidades ao estado, o setor aguarda uma nova reunião de avaliação com o governo. “Os eventos foram acompanhados por representantes do governo. Até amanhã devemos receber uma sinalização de quais eventos estão autorizados a voltar. Estamos otimistas”, reforça.
Confira a entrevista na íntegra: