Após convenções, partidos começam a registrar candidaturas

ELEIÇÕES 2020

Após convenções, partidos começam a registrar candidaturas

Nominatas de seis municípios já aguardam julgamento do TSE. Prazo para registro é até dia 26. Um dia depois, inicia a campanha nas ruas e pela internet

Após convenções, partidos começam a registrar candidaturas
Urna eletrônica (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Partidos e políticos realizaram ontem, 16, as últimas movimentações na região para formação de coligações visando as eleições municipais de 15 de novembro. O cenário já está definido na maioria dos municípios. Até o fechamento desta edição, algumas convenções ainda ocorriam de forma virtual e presencial.

Agora, a corrida é para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. O prazo vai até o próximo dia 26. No sistema DivulgaCand, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há nomes dos municípios de Capitão, Dois Lajeados, Muçum, Progresso, Tabaí e Teutônia. Todas aguardam julgamento para serem ou não homologadas.

Segundo o advogado Fábio Gisch, especialista em Direito Eleitoral, mesmo os candidatos que não tiverem seu registro julgado até o dia 26 poderão iniciar normalmente a campanha nas ruas e pela internet no dia seguinte.

“Os cartórios eleitorais estão fechados, então o envio da documentação será feito todo de maneira virtual. E é claro que quem enviou primeiro, terá o registro das candidaturas antes”, comenta Gisch. Já o início da propaganda eleitoral gratuita na TV e internet será em 9 de outubro.

Últimas definições em Estrela

Das 38 cidades do Vale, Estrela terá o maior número de candidaturas majoritárias: sete. As últimas definições ocorreram ontem, com a escolha de Gilmar Walter como vice de Paulo Argeu Fernandes (PDT). A dupla receberá também o apoio do Podemos, que definiu sua nominata de candidatos a vereador.

Também ontem, PTB e PSD realizaram suas convenções, confirmando o nome do ex-deputado estadual e ex-secretário de Saúde de Estrela, Elmar Schneider, como candidato ao Executivo. O vice de “Schneidinha” será João Schäffer, do PSD.

Também disputarão o pleito as seguintes chapas: Comandante César e Paulo Finck (MDB/PP/PSDB), Denise Goulart e Mauro Balensifer (PT), Diego de Castro e Carmo Horn (DEM), Eduardo Wagner e Joel Mallmann (PSL/Cidadania) e Valmor Griebeler e José Alves (PL-Republicanos-PV).

Chapa única

A grande maioria dos municípios terá duas chapas na disputa. Em duas cidades, contudo, a eleição terá apenas um postulante. Em Anta Gorda há consenso em torno da candidatura à reeleição de Madalena Gehlen Zanchin (PP), que conta com apoio de MDB e PDT. O PTB e o PSL terão apenas candidatos a vereador.

Já em Mato Leitão, o PP, que fazia oposição à atual gestão, decidiu lançar apenas nominata ao Legislativo. Assim o atual prefeito Carlos Böhn (PSDB) será o único candidato no pleito, apoiado por MDB e PDT.


Próximas etapas do calendário eleitoral

26 de setembro
• Fim do prazo para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral.

27 de setembro
• Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet.
• Data a partir da qual, até 12 de novembro, candidatos, partidos e coligações poderão realizar comícios.

9 de outubro
• Data da qual, até 12 de novembro, será veiculada a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

27 de outubro
• Data em que será divulgada, na internet, a prestação de contas parcial desde o início da campanha eleitoral.

31 de outubro
• Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

5 de novembro
• Último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral.

10 de novembro
• Data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo exceções.

12 de novembro
• Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral no rádio e na TV e último dia para a realização de debates no rádio e na TV.

15 de novembro
• Realização do primeiro turno das eleições municipais em todo o país.

Acompanhe
nossas
redes sociais