Se o goleiro Dituro, da Universidad Católica, não estivesse em campo, ninguém perceberia. No retorno da Libertadores, o Grêmio foi até o Chile e fez uma péssima atuação. O Tricolor sequer finalizou ao gol chileno nos 90 minutos da partida.
Repleto de desfalques, Renato Portaluppi teve que escalar uma equipe sem diversos titulares. Mesmo assim, a atuação ficou abaixo da crítica. A derrota por 2 a 0 teve os dois gols da Católica saindo no final do primeiro tempo, logo após Pedro Geromel sentir lesão e sair da partida.
Aos 44 minutos, Aued fez uma boa jogada pela esquerda e cruzou, Pinares desviou de cabeça e a bola sobrou para Zampedri chutar forte para abrir o placar.
O gol assustou o Grêmio, que logo depois sofreu o segundo tento, um golaço de Pinares. O meio-campista recebeu lançamento de Aued, contou com uma falha do zagueiro Rodrigues, e deu um lençol em Vanderlei, praticamente entrando no gol com bola e tudo.
O segundo tempo teve uma tônica parecida com o primeiro. A Universidad Católica ficava com a posse de bola e comandava a partida, mesmo que não tenha mais conseguido chegar ao gol.
Enquanto isso, o Grêmio continuava com problemas de criação, e terminou a partida sem finalizar na meta de Dituro. Para piorar a situação, David Braz foi expulso quando a partida se encaminhava para o final. Com isso, o Tricolor deve ter problemas para montar a defesa na próxima partida.
A derrota também embola o Grupo E da Libertadores. O Grêmio permanece na segunda colocação, com quatro pontos. O líder é o arqui-rival Internacional, com 7. Universidad Católica e América de Cali possuem três pontos.
Agora, o Grêmio volta para o Brasil e para o Brasileirão. No domingo o Tricolor recebe o Palmeiras, na Arena. Já na próxima quinta-feira, o time tem o segundo clássico Gre-Nal desta fase de grupos. O jogo será no Estádio Beira-Rio.