Depois de finalmente voltar a vencer, o Grêmio chegou na rodada querendo vencer a segunda seguida pela primeira vez neste Brasileirão. No entanto, contra o Fortaleza, o Tricolor teve novamente muitas dificuldades e não conseguiu passar do empate em 1 a 1.
Como o Grêmio retorna à Libertadores no meio de semana, se esperava um time misto na Arena. No entanto, Renato Portaluppi surpreendeu e mandou a campo o que tinha de melhor.
O primeiro tempo teve o Grêmio com muita dificuldade na criação. O Fortaleza explorava os contra-ataques, e com isso teve a primeira chance de gol. Aos 4 minutos, Osvaldo fez boa jogada na esquerda e chutou para defesa de Vanderlei.
Foi o mesmo Osvaldo quem abriu o placar. Aos 16 minutos, ele recebeu na esquerda e cruzou para a área. A bola passou por todo mundo e enganou o goleiro Vanderlei, morrendo dentro do gol.
A única finalização do Grêmio ao gol no primeiro tempo veio aos 28 minutos. Diego Souza fez boa jogada pela esquerda e rolou para trás, Alisson chegou finalizando para boa defesa do goleiro Felipe Alves.
Ainda no primeiro tempo, uma notícia ruim para o torcedor tricolor. O volante Maicon sentiu uma lesão muscular e deixou o campo para a entrada de Robinho.
Empate em pênalti inusitado
O Grêmio voltou melhor no segundo tempo e logo no primeiro minuto ganhou um presente do Fortaleza. O zagueiro Quintero segurou Everton em um lance infantil, pênalti assinalado.
Diego Souza foi para a cobrança e precisou de duas chances para marcar. Na primeira ele bateu e o goleiro Felipe Alves defendeu. A bola sobrou para Luiz Fernando empatar, no entanto o lance foi invalidado pelo VAR, que mandou a cobrança voltar.
Na segunda oportunidade, Diego Souza bateu forte e superou Felipe Alves. Empate do Tricolor.
Depois do gol, os donos da casa voltaram a sentir a falta de criatividade. Embora o Grêmio ficasse com a bola, não conseguiu infiltrar na defesa adversária.
A missão ficou mais difícil aos 25 minutos, quando em uma confusão no meio de campo, dois jogadores foram expulsos. Luiz Fernando, do Grêmio, e Gabriel Dias, do Fortaleza.
Na melhor chance do segundo tempo, Orejuela entrou tabelando na área e finalizou forte para a defesa do goleiro Felipe. Logo depois, o próprio Orejuela completou um cruzamento para o gol, mas o lance foi invalidade pelo bandeirinha. O placar não seria mais alterado.
Com o empate, o Tricolor chega aos 12 pontos e permanece no meio da tabela. Agora, o time terá o retorno da Copa Libertadores. Na quarta-feira, vai até o Chile enfrentar a Universidad Catolica.