As brincadeiras na rua, leitura de impressos e encontros pessoais são preteridos pelo entretenimento das telas. Isso traz prejuízos ao sistema ocular e pode gerar dificuldades no futuro. “Vamos ter uma geração com problemas mais cedo na visão”, afirmou a oftalmologista Jiovana Friedrich.
O alerta foi feito no programa A Hora Bom Dia da manhã desse sábado. Na avaliação dela, é preciso ter parcimônia ao usar os computadores e celulares. A médica orienta descansos de 20 minutos a cada 50 minutos na frente das telas. Também destaca a importância de piscar o olho.
A preocupação deve ser ainda maior com as crianças, principalmente as com idade próxima de cinco anos. Segundo Jiovana, essa faixa etária está desenvolvendo o sistema ocular e pode gerar problemas de miopia em função do uso excessivo das tecnologias.
“Nosso olho tem uma espécie de lente que faz o foco para longe e perto. Esse trabalho é feito por um músculo. Uma criança de 5 anos que fica muito exposta a visão de telas, ela desenvolverá essa visão de perto em detrimento a de longe”, esclarece.
A oftalmologista orienta os pais a definir horários limitados para uso das tecnologias. Destaca ainda que o computador tende a ser menos prejudicial que o celular.
Conforme Jiovana, dores de cabeça podem estar associados ao uso da visão nas telas. Também reforça que o uso do celular ou computador a noite pode prejudicar o sono e resultar em insônia em função da luz azul estimular o cérebro.
Ouça a entrevista completa: