Melhore seu home office

Conteúdo Patrocinado

Melhore seu home office

Confira os upgrades disponíveis para melhorar a experiência de trabalho remoto e estudo a distância

Apresentado por

Man working in home office

Milhões de brasileiros estão passando pela experiência de estudar e trabalhar a distância pela primeira vez. Embora a modalidade de home office cresça cada vez mais, nem todos possuem em casa uma infraestrutura adequada ou semelhante a que encontram no trabalho ou escola.

Coordenador técnico da Olicenter, Daian Siqueira lembra que nem sempre é possível levar o equipamento da empresa para o home office. “Muitos profissionais acabam recorrendo a equipamentos mais antigos, que estão parados em casa sem as devidas atualizações.”

Segundo ele, esse pode ser um momento oportuno para atualizar a máquina pessoal, pois equipamentos mais lentos e sem as devidas atualizações podem comprometer a produtividade, além de estarem mais expostos a problemas de segurança.

Conforme Siqueira, antes de qualquer ação, é fundamental verificar se as configurações técnicas da sua máquina são suficientes para a execução dos softwares que a pessoa utiliza diariamente. “Computadores com configurações mais modestas e softwares mais antigos podem até conseguir efetuar o trabalho, mas levarão mais tempo para processar as tarefas, impactando a produtividade.”

Atualizar o sistema operacional, o navegador, o software antivírus e as demais licenças dos aplicativos que serão utilizados é uma das recomendações. “É melhor dedicar algumas horas a esse trabalho e somente iniciar as tarefas depois que tudo estiver configurado do que expor a segurança da sua companhia a riscos desnecessários.”

Siqueira Lembra que alguns componentes podem ser trocados para melhorar o desempenho do computador. Em nootebooks com até 4 GB de memória RAM, adicionar mais capacidade é umas das medidas iniciais para ter um mais velocidade. Antes de comprar uma nova unidade de memória, é importante descobrir quantos espaços o computador oferece e qual o valor máximo e os tipos de RAM suportados pelo computador.

Velocidade da rede

Outro upgrade importante é a troca do roteador wi-fi. Para alcançar as velocidades prometidas pelos provedores de internet, é fundamental substituir os antigos roteadores e padrão Fast Ethernet, com capacidade máxima de 100Mbps (Megabit por segundo) por Gigabit Ethernet, com capacidade de até 1 Gbps (Gigabit por segundo).

Conforme Siqueira, os roteadores Gigabit ainda permite dois tipos de conexão (Dual Band), de 2,4 Ghz e 5 Ghz. “Uma das principais vantagens é o fato de que há menos dispositivos concorrendo pela mesma banda.”

Armazenamento e câmeras

Em relação ao disco rígido, Daian Siqueira ressalta as vantagens dos modelos SSDs. “Inicialmente tinham um preço maior em relação aos HDs tradicionais, mas estão cada vez mais acessíveis no mercado e resultam em melhora de performance instantânea”, destaca. Os discos SSDs são cinco vezes mais rápidos que os HDs tradicionais, com isso inicializam o sistema operacional e os programas mais rapidamente.

Outra alternativa interessante para quem quer expandir o armazenamento do notebook é substituir o drive de CD/DVD por um HD ou SSD. “É possível por meio dos adaptadores Caddy,

que se conectam à porta SATA dos leitores de mídia, mas o usuário deve abrir mão do uso

de CDs e DVDs.”

Também é  possível fazer um upgrade da Webcam, diante da demanda crescente de eventos virtuais. No caso dos Notebooks, as câmeras embutidas suprem a demandas de utilização básica, enquanto os computadores de mesa não acompanham webcam.

Entre os recursos úteis para qualquer orçamento e nível de experiência estão opções com foco automático, lentes de vidro, cabos longos, áudio e imagem de alta qualidade, além da capacidade de gravar vídeo 1080p a 30 quadros por segundo.