O que é o Historiando com Clio?
É um projeto de divulgação do conhecimento histórico e tem como objetivo produzir conteúdo acessível ao público geral. Boa parte do nosso material são textos didáticos e vídeos, eventualmente com a colaboração de colegas historiadores.
Quem é Clio?
Clio é a musa da História na mitologia grega e por isso escolhemos o nome “Historiando com Clio”.
Como que ele funciona?
O projeto conta com perfis no Instagram, Facebook, Youtube e um blog. Nos dois primeiros, nossas postagens são semanais. Criamos conteúdos que também dialogam com questões atuais e que necessitam de divulgação. No Instagram possuímos a criação de hashtags, como a #musasdeclio, em que apresentamos mulheres na História e a #clioexplica, em que apresentamos conceitos e fatos históricos pensando o momento atual, entre outras. No Youtube nossos vídeos são voltados para a divulgação de pesquisas, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos.
Por que vocês decidiram criar esse projeto?
Tendo em vista o cenário de negação do conhecimento científico e, por vezes, de desconhecimento do mesmo, decidimos apresentar a História de uma maneira leve e didática para o público, indo além de questões escolares, de vestibular ou Enem. Isso porque muitas vezes a produção do conhecimento histórico fica restrita às universidades, afastando a comunidade da produção do conhecimento. A História é pública e é dever dos historiadores assim fazê-la.
Como fazer as pessoas se interessarem mais por História?
Acreditamos que todos os humanos são seres históricos e isso já deveria ser o suficiente para que as pessoas busquem entender que o presente em que elas vivem é resultado também de um processo histórico. A compreensão da história e de seus processos nos permite um papel ativo e crítico perante a sociedade, suas injustiças e tomadas de decisão. Acreditamos que ao procurar trazer conhecimento histórico através de reflexões que permitem compreender o período atual – afinal “viver sem conhecer o passado, é como viver no escuro” – também brseja uma motivação para se buscar o conhecimento histórico.
Quais os principais desafios de tirar a linguagem das ciências humanas da academia?
Um dos maiores historiadores que já tivemos, March Bloch, dizia que o bom historiador é aquele que sabe falar, ao mesmo tempo, para os doutores e os leigos. Outro importante historiador, Giovanni Levi, diz que o maior desafio da nossa área, atualmente, é falar para o grande público. Acreditamos que as redes sociais têm grande importância nessa disseminação da História, pois diversas pessoas têm acesso a elas e nós estamos tentando encarar esse desafio de trazer o conhecimento para além da academia.
Onde o projeto de vocês pode ser encontrado?
As pessoas podem conferir nosso projeto em @historiandocomclio (Instagram), facebook.com/historiandocomclio/, https://www.youtube.com/historiandocomclio e https://cliohistoriando.wixsite.com/historiandocomclio