“As crianças precisam voltar ao convívio da escola”

Retorno das aulas

“As crianças precisam voltar ao convívio da escola”

Secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein aborda retorno dos alunos de 4 e 5 anos. Aulas na rede municipal retornam a partir de 1° de outubro

“As crianças precisam voltar ao convívio da escola”
Secretária participou de entrevista ao programa Frente e verso na manhã de hoje
Lajeado

A necessidade de retornar às aulas foi enfatizada pela secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein em entrevista ao Programa Frente e Verso de hoje. “É preciso dar o ponta pé inicial. Se for necessário, vamos recuar”, afirmou.

O retorno gradativo da rede municipal de Lajeado está previsto para iniciar no dia 1° de outubro com os alunos de 4 e 5 anos da educação infantil. O tempo das crianças nas escolas será reduzido e em menos dias da semana, relata.

O ensino será permitido com 50% da capacidade. A secretária prevê a possibilidade de pais não encaminharem filhos, o que possibilitaria o retorno de todos que querem sem a necessidade de rodízio. “Em pesquisa de junho, 60% dos pais não mandariam. Mas vamos fazer uma nova pesquisa”, relata.

Um protocolo de segurança foi criado para todas as escolas. Entretanto elas também tiveram oportunidade de complementar os cuidados de acordo com a necessidade.

Cerca de 30% dos profissionais de ensino fazem parte do grupo de risco. Conforme Vera, o retorno gradativo permite o trabalho apenas dos profissionais fora de perigo.

Vera destaca que orientações serão repassadas aos pais. Para ela, é necessário orientar os filhos de cuidados como não compartilhar objetos com colegas, mas sem amedrontá-los. “As crianças precisam voltar ao convívio da escola”, defende.

O calendário da rede municipal prevê ainda retorno do 6° ao 9° ano do ensino fundamental em 28 de outubro e do 1° ao 5° ano no dia 12 de novembro. Ainda não há previsão para crianças de 0 a 3 anos. Ao total, a rede lajeadense tem cerca de 1,2 mil alunos.

Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais