Voluntários preparam debate sobre preservação do rio Taquari

viva o taquari vivo

Voluntários preparam debate sobre preservação do rio Taquari

Acil e Parceiros Voluntários organizam seminário virtual. Evento será lançado no dia 15, com abertura das inscrições aos interessados

Voluntários preparam debate sobre preservação do rio Taquari
Última edição do “Viva o Taquari Vivo” ocorreu em março do ano passado. Foto: Arquivo A Hora
oktober-2024

Por conta da pandemia, a tradicional ação do movimento “Viva o Taquari Vivo”, que seria realizada em março, foi cancelada. Mas o desejo de manter a mobilização de voluntários pela preservação do rio Taquari não foi esquecida. Por isso, é preparada uma atividade virtual do Seminário Ambiental, que será lançada na próxima semana.

A divulgação do evento iniciará na próxima terça-feira, 15, pelas redes sociais. A partir desta data, também serão abertas as inscrições para participar do seminário, que terá sua programação detalhada. A atividade é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em parceria com a ONG Parceiros Voluntários.

“Infelizmente não foi possível realizar a ação pontual que ocorre todo ano. Mas temos parceiros e voluntários para o seminário, que vai para a 12ª edição. São empresas, instituições, universidades, profissionais liberais. Só juntos vamos construir soluções. É importante trazer isso tudo, mostrar os resultados”, comenta a coordenadora da Parceiros Voluntários, Gilmara Esteves Scapini.

Nas ações realizadas, do “Viva o Taquari Vivo”, voluntários se mobilizavam para recolher entulhos no rio Taquari e afluentes, bem como na orla destes, despertando a importância da preservação da natureza na região.

Oficinas

De acordo com Gilmara, foram pensadas maneiras de permitir a participação das escolas. Uma delas é a realização de oficinas no sistema virtual. “Faremos duas oficinas utilizado a plataforma Meet e mais outras usando materiais de apoio, com vídeos que debatem essa temática”, salienta.
O seminário também deve incluir debates sobre a situação atual do Rio Taquari, que passou por uma enchente histórica no mês de julho, alcançando a marca de 27,39 metros.

“Passamos por esse momento dramático. Então temos que trazer essas questões, não deixar passar batido o debate sobre o nosso rio. Por isso apostamos no sistema remoto para que as escolas possam trabalhar nisso. O bom é que todo esse material poderá ser utilizado em atividades extracurriculares”, afirma Gilmara.


O PROJETO:

• Criado originalmente pela Acil, o“Viva o Taquari Vivo” visa construir uma nova relação da sociedade com o Rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência preservacionista na região. O programa é realizado com a sistemática de recolhimento, separação, quantificação e destinação correta do lixo no aterro municipal, e conta com a parceria e apoio de empresas e principalmente de voluntários.

• A mobilização ganhou viés regional, com ações sendo realizadas em Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires. O programa ganhou reconhecimento nacional, ganhando prêmios por seu viés voluntário e sustentável.

Acompanhe
nossas
redes sociais